Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16594
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Interfaces entre o ensino híbrido e o ensino de ciências na formação docente
Other Titles: Interfaces between hybrid teaching and science teaching in teacher education
Authors: Costa, Cristiana Marinho da
Issue Date: Sep-2021
Resumo : No cenário atual educacional, encontra-se o ensino híbrido denominado modelo de formação pelo qual se combinam atividades de ensino presenciais, com outras realizadas a distância e apoiadas em tecnologia da informação e comunicação (TIC). Sua finalidade é contribuir para alcançar os objetivos educacionais desejados a partir das vantagens que oferece cada ambiente. O processo de aprendizagem nessa modalidade, desenvolvido pelas metodologias ativas, remetem a práticas integralizadoras capazes de transpor os alunos do ambiente tradicional (sala de aula) a um lugar de tomada de decisões, experimentações e práticas significativas. Objetivamos compreender o formato de formação docente para o ensino híbrido e suas relações com o ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade exploratória, desenvolvida a partir de produções atuais da área e aplicação de questionário sobre a temática com professores de ciências. Os resultados revelam que práticas de ensino na perspectiva das metodologias ativas propiciam motivação e curiosidade dos alunos sobre conhecimentos científicos, potencializando o engajamento nas tarefas. O objeto de estudo é fundamentado por autores como: Christensen, Horn, Staker, Valente, Moran entre outros. Ademais, o uso dessa prática propícia experiências formativas ao professor, desenvolvendo novas habilidades e construindo outros saberes para melhoraria de sua práxis educacional.
Abstract: In the current educational scenario, there is the hybrid teaching called the training model through which face-to-face teaching activities are combined with others carried out at a distance and supported by information and communication technology (ICT). Its purpose is to contribute to achieving the desired educational goals based on the advantages offered by each environment. The learning process in this modality, developed by active methodologies, refer to integrative practices capable of transposing students from the traditional environment (classroom) to a place of decisionmaking, experimentation and significant practices. We aim to understand the teacher training format for hybrid teaching and its relationship with science education. It is a qualitative research, in exploratory mode, developed from current productions in the area and application of a questionnaire on the subject with science teachers. The results reveal that teaching practices from the perspective of active methodologies provide students with motivation and curiosity about scientific knowledge, enhancing their engagement in tasks. The object of study is supported by authors such as: Christensen, Horn, Staker, Valente, Moran among others. Furthermore, the use of this practice provides the teacher with formative experiences, developing new skills and building other knowledge to improve their educational praxis.
Keywords: Ensino híbrido
Ensino de ciências
Formação docente
Hybrid teaching
Science teaching
Teacher formation
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identifier: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.01
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16594
Appears in Collections:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InterfacesEnsinoHibridoEnsinoCiencias.pdf131,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.