Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16595
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Residência pedagógica em biologia: relação entre aspectos tecnológicos e metodológicos
Título(s) alternativo(s): Pedagogical residence in biology: relationship between technological and methodological aspects
Autor(es): Lima, Luciana de
Nobre, Augusto Feynman Dias
Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima
Data do documento: Set-2021
Resumo: O objetivo é descrever os aspectos tecnológicos e metodológicos utilizados pelos licenciandos que participaram da Residência Pedagógica (RP) de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa é exploratória com aplicação de um questionário com 20 licenciandos do Programa RP ocorrido entre 2018 e 2019. Na análise de dados foram desenvolvidas inferências pautadas na Análise Textual Discursiva. Conjuntamente com esses procedimentos foram calculadas as frequências dos resultados obtidos considerando-se três categorias: equipamentos digitais, recursos digitais e procedimentos metodológicos. Infere-se que os residentes se pautaram em aulas expositivas, centradas no professor, fazendo uso de equipamentos digitais próprios para a apresentação de conteúdos por meio de recursos audiovisuais digitalizados.
Abstract: The objective is to describe the technological and methodological aspects of undergraduate students who participated in the Pedagogical Residence (RP) of Biology at the Federal University of Ceará (UFC). The research is exploratory with the application of a questionnaire with 20 graduates of the RP Program between 2018 and 2019. In the data analysis, inferences based on the Discursive Textual Analysis were developed. Together with these procedures, the frequencies of the results obtained were calculated considering three categories: digital equipment, digital resources, and methodological approaches. It is inferred that the residents were guided by expository classes, centered on the teacher using their digital equipment for the presentation of content through digitized audiovisual resources.
Palavras-chave: Residência pedagógica
Ensino de biologia
Tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC)
Metodologia de ensino
Análise textual discursiva
Pedagogical residence
Biology teaching
Information and communication digital technology
Teaching methodology
Discursive textual analysis
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.01
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16595
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResidenciaPedagogicaBiologia.pdf122,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.