Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16705
Document Type: | Dissertação |
Title: | A formação de sujeitos ecológicos no Instituto Federal de Sergipe no município de Lagarto-SE |
Authors: | Fraga, Flávio Fontes |
Issue Date: | 14-Jul-2021 |
Advisor: | Santos, Núbia Dias dos |
Co-advisor: | Melo, Janaína Cardoso de |
Resumo : | Ao longo dos anos, o aprofundamento da ciência e a tecnologia vem causando profundas mudanças na relação socioambiental. Na conjuntura atual não resta dúvida de que a educação ambiental crítica é uma das maneiras mais eficientes para a formação de sujeitos ecológicos. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe na cidade de Lagarto, interior do estado de Sergipe. O estudo foi pautado na perspectiva do método pesquisa-ação; com natureza qualitativa; e, fundamentado nos procedimentos da metodologia ativa, aprendizagem baseada em projetos. A principal motivação para concretizar esse estudo está em compreender os motivos que levam a sociedade a agir em relação à natureza na contemporaneidade. Utilizando-se dos ideários ecológicos acreditamos que seja a melhor maneira de incentivar a formação de cidadãos críticos-reflexivos-participativos a partir das experiências de seu próprio cotidiano. Nessa perspectiva, objetivou contribuir para a formação de sujeitos críticos-reflexivos de sua prática na relação sociedade natureza, bem como, discutir como se dá essa relação na atual conjuntura, a partir da interdisciplinaridade no ensino das ciências ambientais; analisar a compreensão de natureza dos sujeitos envolvidos no projeto, no contexto de uma Educação Ambiental crítica, emancipatória e transformadora; construir um produto educacional e inserir em um e-book. A fim de que ocorresse o desenvolvimento da interdisciplinaridade no decorrer das ações pedagógicas para a formação de sujeitos ecológicos, foi necessário criar estratégias envolvendo as questões cotidianas vivenciadas pelos estudantes no processo de ensino e de aprendizagem, fato esse que proporcionou a autonomia no decorrer do fazer pedagógico. Inserida neste contexto, o espaço escolar passa a ser um importante espaço de diálogo de saberes e transformação social coletiva, quando permite a inserção das experiências de vida de seus sujeitos na sala de aula, (re)afirmando identidades e (res)significando saberes e possibilitando a construção de debates no contexto das ciências ambientais. Os objetivos propostos foram alcançados no processo de formação de sujeitos ecológicos, porém, o comprometimento de todos os envolvidos foi determinante e possibilitou a construção de saberes considerou a autonomia dos educandos, (re)significou valores éticos ambientais, atitudes e comportamentos ecológicos. |
Abstract: | Over the years, the deepening of science and technology has caused profound changes in the socio-environmental relationship. In the current situation, there is no doubt that critical environmental education is one of the most efficient ways to train ecological subjects. The work was developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe in the city of Lagarto, in the interior of the state of Sergipe. The study was based on the perspective of the action research method; with a qualitative nature; and, based on the procedures of the active methodology, project-based learning. The main motivation to carry out this study is to understand the reasons that lead society to act in relation to nature in contemporary times. Using ecological ideas, we believe that this is the best way to encourage the formation of criticalreflective-participatory citizens based on their own daily experiences. From this perspective, it aimed to contribute to the formation of critical-reflective subjects of their practice in the relationship between society and nature, as well as to discuss how this relationship takes place in the current situation, based on the interdisciplinarity in the teaching of environmental sciences; analyze the understanding of the nature of the subjects involved in the project, in the context of a critical, emancipatory and transformative Environmental Education; build an educational product and insert it into an e-book. In order for the development of interdisciplinarity to occur during the pedagogical actions for the formation of ecological subjects, it was necessary to create strategies involving the daily issues experienced by students in the teaching and learning process, a fact that provided autonomy in the course of doing pedagogical. Inserted in this context, the school space becomes an important space for the dialogue of knowledge and collective social transformation, when it allows the insertion of the life experiences of its subjects in the classroom, (re)affirming identities and (re)signifying knowledge and enabling the construction of debates in the context of environmental sciences. The proposed objectives were achieved in the process of training ecological subjects, however, the commitment of all involved was decisive and enabled the construction of knowledge considering the autonomy of students, (re)signified environmental ethical values, attitudes and ecological behavior. |
Keywords: | Educação ambiental Ciências ambientais Abordagem interdisciplinar do conhecimento Ensino Desenvolvimento sustentável Interdisciplinaridade Metodologia ativa Relação socioambiental Environmental sciences Interdisciplinarity Active methodology Social and environmental relationship |
Subject CNPQ: | OUTROS |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
Citation: | FRAGA, Flávio Fontes. A formação de sujeitos ecológicos no Instituto Federal de Sergipe no município de Lagarto-SE. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16705 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FLAVIO_FONTES_FRAGA.pdf | 11,78 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.