Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1674
Tipo de Documento: Artigo
Título: O vagabonding como estratégia pedagógica para a "desconstrução fenomenológica" em programas experienciais de educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Vagabonding as a pedagogical strategy for "phenomenological deconstruction" in experiential programs of environmental education
Autor(es): Rodrigues, Cae
Data do documento: Mar-2015
Abstract: O artigo tem como objetivo central destacar o valor potencial do "vagabonding" como estratégia pedagógica em programas de aprendizagem experiencial de educação ambiental, sustentando-se na importância da "desconstrução/reconstrução fenomenológica" em processos educativos críticos. A proposta do "vagabonding" ("lazer vagabundo") é fundamentada por vivências perceptivas/sensoriais com o ambiente que permitam a construção de relações espaço-temporais que causem certo "desconforto" e "estranheza", assim como o distanciamento de objetivos centrados no "desempenho" (performance). Tal proposta se justifica pela consideração de que esse tipo de vivência pode criar espaços com potenciais aberturas para discutir diferentes aspectos estéticos, éticos e políticos que envolvem as relações ser humano (sociedade) / mundo (natureza). Assim, enquanto vivência sociocultural "alternativa", o "vagabonding" teria como principal contribuição a potencial incorporação de uma concepção fenomenológica de tempo e de espaço que possibilite a "desconstrução/reconstrução"de conceitos/ideias socialmente "naturalizados", um importante passo ao encontro dos objetivos das teorias críticas/pós-críticas de educação._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article aims at highlighting the potential value of "vagabonding" as a pedagogical strategy in experiential learning programs of Environmental Education, based on the importance of "phenomenological deconstruction/reconstruction" in critical educational processes. The idea of "vagabonding" is grounded on perceptual/ sensorial experiences with the environment that allow the construction of spatiotemporal relations that may cause some "discomfort" and "strangeness", as well as a certain distancing of objectives focused on performance. The proposed reasoning is justified by the consideration that this kind of experience can create spaces with potential openings to discuss different aesthetic, ethical, and political aspects that involve human(society)-world(nature) relations. Thus, as an "alternative" sociocultural experience, the main contribution of "vagabonding" would be the potential incorporation of a phenomenological conception of time and space that allows the "deconstruction/reconstruction" of socially "naturalized" concepts/ideas, an important step towards meeting the objectives of critical/post-critical theories in Education.
Palavras-chave: Meio ambiente
Aprendizagem experiencial
Pedagogia crítica
Environment
Experiential learning
Critical pedagogy
ISSN: 0102-4698
Instituição/Editora: Universidade Federal de Minas Gerais
Citação: RODRIGUES, C. O vagabonding como estratégia pedagógica para a "desconstrução fenomenológica" em programas experienciais de educação ambiental. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 01 mar. 2016
Licença: Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1674
Aparece nas coleções:DEF - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VagabondingEstrategiaAmbiental.pdf664,5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.