Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16750
Document Type: Dissertação
Title: Objetos de ciências e tecnologia (C&T) do centro de memória da ciências e da tecnologia de Sergipe: interface para o ensino de ciências por meio de uma abordagem histórica
Authors: Santana, Jamile dos Santos
Issue Date: 31-Mar-2022
Advisor: Silva, Erivanildo Lopes da
Resumo : O debate sobre as limitações de um modelo de educação científica dita “tradicional” para atuar numa sociedade da informação e do conhecimento vem desencadeando discussões acerca das necessidades de inovação e produção de currículos com novas formas de ensinar ciências. Em meio a esse contexto de reformas curriculares a História da Ciência, por meio de uma abordagem contextualizada dentro de uma perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade, apresenta-se como uma possibilidade para promover um ensino capaz de relacionar significativamente discussões de e sobre ciências. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta as interfaces da História da Ciência como alternativa para a promoção de uma alfabetização científica. Apresentamos como pressuposto que a história “por trás” de objetos de ciências e tecnologia (C&T) pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos a eles relacionados. Como estudo de caso, consideramos os objetos presentes no museu do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) por meio de uma perspectiva pedagógica que busca responder, com base nos resultados encontrados na literatura,a como os objetos C&T encontrados podem contribuir para o processo de ensino. O presente trabalho é caracterizado como bibliográfico e estruturado de acordo com as ideias da pesquisa em desenvolvimento, ou, Design Research.
Abstract: The debate about the limitations of a so-called “traditional” scientific education model to work in an information and knowledge society has been triggering discussions about the needs of innovation and curriculum production with new ways of teaching science. In the midst of this context of curricular reforms, the History of Science, through a contextualized approach within a perspective of science presents itself as a possibility to promote a teaching capable of relate significantly discussions to and about science. In this context, this research presents the interfaces of the History of Science as an alternative for the promotion of scientific literacy. We present the assumption that the history “behind” science and technology (S&T) objects can contribute to the teaching and learning process of scientific content related to them. As a case study, we consider the objects present in the museum of Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) through a pedagogical perspective that seeks to answer, based on the results found in the literature, how the S&T objects found can contribute for the teaching process. The present work is characterized as bibliographic and structured according to the ideas of research in development, or Design Research.
Keywords: Ciência
Ensino de ciências
História da ciência
Aspectos sociais da ciência
Abordagem contextual
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Objetos de ciências e tecnologia
Contextual approach
Science
Technology and society
History of science
Science and technology objects
Skills and skills
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTANA, Jamile dos Santos. Objetos de ciências e tecnologia (C&T) do centro de memória da ciências e da tecnologia de Sergipe: interface para o ensino de ciências por meio de uma abordagem histórica. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16750
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAMILE_SANTOS_SANTANA.pdf2,91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.