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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16758
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | A prática da oralidade no livro didático do 6º ano : uma análise a partir do gênero textual relato |
Autor : | Lima, Genira Ramos de |
Fecha de publicación : | 6-feb-2020 |
Director(a): | Araujo, Andréia Silva |
Resumen: | Em nossas práticas discursivas, a todo momento, interagimos com o outro por meio da oralidade, a qual se concretiza com o uso de diversos gêneros textuais orais com o intuito de atender as necessidades comunicativas. Neste trabalho, objetivamos analisar o tratamento dado ao gênero textual oral relato pessoal/de experiência vivida no Livro Didático de Português (LDP) do 6º ano da coleção Projeto Teláris (2015), de Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, e da coleção Para Viver Juntos (2015), de Cibele Lopresti Costa, Greta Marchetti e Jairo J. Batista Soares. Os nossos objetivos específicos são: i) identificar o espaço dado a propostas de atividades destinadas à seção de oralidade; verificar se os aspectos extralinguísticos, paralinguísticos, cinésicos, entre outros, são trabalhados de forma eficaz na proposta de produção do gênero textual em questão; comparar a abordagem dada em cada um dos LDPs selecionados ao gênero textual relato pessoal/de experiência vivida. Como aporte teórico usamos os postulados dos seguintes autores: Antunes (2009), Bortoni-Ricardo (2004), Dolz e Scheneuwly (2004), Marchuschi (2001; 2008; 2010), entre outros. Para desenvolver a pesquisa na perspectiva da modalidade oral nos LDPs, utilizamos a abordagem qualitativa, ao analisar cada parte da proposta de produção oral do gênero escolhido, e a abordagem quantitativa apenas para verificar o número de páginas destinado à seção oralidade presente nos dois LDPs. Em termos gerais, os resultados evidenciaram que ainda há pouco espaço voltado aos gêneros orais nos LDPs escolhidos, principalmente, no LDP Para viver juntos, em que há um menor quantitativo de propostas da seção oralidade. Entretanto, os autores desse LDPs dedicam um espaço maior para cada proposta de trabalho na seção oralidade. Ao analisar a proposta de produção do gênero relato oral de experiência no LDP Para viver juntos, constamos que os autores exploram mais os aspectos característicos da oralidade, tais como os cinésicos e os paralinguísticos. Quanto ao LDP Projeto Teláris, neste o gênero relato oral não foi muito significativo, seus aspectos não foram detalhados na proposta de produção. A partir da análise realizada, foi possível constatar que os autores dos dois LDPs não abordam satisfatoriamente o gênero textual oral focalizado. Além disso, é necessário que haja um maior espaço no LDP dedicado ao trabalho com os gêneros textuais orais. |
Palabras clave : | Língua portuguesa Oralidade na literatura Gêneros literários Livros didáticos Oralidade Gêneros Textuais |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Departamento: | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial |
Citación : | LIMA, Genira Ramos de. A prática da oralidade no livro didático do 6º ano: uma análise a partir do gênero textual relato. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2019. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16758 |
Aparece en las colecciones: | Letras |
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