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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16966
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Uma análise praxeológica sobre a presença de sólidos geométricos em provas do ENEM de 2017-2020 |
Autor : | Padilha, Valéria de Jesus |
Fecha de publicación : | 31-may-2022 |
Director(a): | Souza, Denize da Silva |
Resumen: | Esta dissertação apresenta uma pesquisa que teve como objetivo analisar quais são as praxeologias matemáticas relacionadas aos sólidos geométricos presentes em provas do Enem nas edições de 2017 até 2020. A razão para este objeto deve-se ao fato de avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), influenciarem e serem influenciadas pelas orientações curriculares e didáticas presentes em documentos oficiais para o ensino médio, como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). O Enem é uma avaliação de larga escala no âmbito nacional, servindo de indicativo para análise/criação de políticas públicas a esse nível de ensino brasileiro; para o ingresso de estudantes de todo o país em universidades públicas e privadas, em alguns casos, até em instituições de outros países. Ao ter em conta a importância desse exame, além da problemática acerca do ensino de Geometria, mais especificamente, os sólidos geométricos e instigadas pelo problema de pesquisa presente na Teoria Antropológica do Didático (TAD), buscamos compreender como este objeto matemático vive nessa avaliação e em quais condições e restrições isto ocorre. Deste modo, por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter documental, nos fundamentamos nos pressupostos de Chevallard e Gáscon, para analisar as dimensões epistemológicas, econômicas e ecológicas relacionadas ao nosso problema de pesquisa. Nas dimensões econômica e ecológica, analisamos a presença dos sólidos geométricos em documentos curriculares nacionais do ensino médio (PCNEM e PCN+), além de analisarmos dois livros didáticos de matemática do 2º ano desse mesmo nível de ensino, aprovados pelos PNLD’s vigentes ao período de realização das provas escolhidas para análise (PNLD 2015 e PNLD 2018). Na análise dessas dimensões, percebemos uma ênfase dada à Geometria métrica, principalmente pelos livros didáticos, contendo um número considerável de tarefas voltadas ao cálculo das medidas de área da superfície e de volume dos sólidos. Ou ainda, para descobrir medidas que não estão explicitadas. Realizar essas análises, possibilitou a elaboração do nosso Modelo Praxeológico de Referência (MPR) e, como o próprio nome explicita, esse modelo serviu de referência para a nossa análise praxeológica das provas do Enem de 2017 a 2020, com a qual inferimos que há uma predominância de tarefas voltadas ao cálculo de medidas de volume. |
Resumen : | This dissertation presents a research in which had as a main objective analyzing what are the mathematical praxeologies related to geometric solids present in Enem tests from 2017 to 2020. The reason for this object is due to the fact that evaluations, such as the National High School Exam (Enem), influence and are influenced by the curricular and didactic guidelines present in official documents for high school, such as the National Curricular Parameters for High School (PCNEM), Complementary Educational Guidelines to the National Curricular Parameters (PCN+). Enem is a largescale assessment at the national level, serving as an indication for the analysis/creation of public policies at this level of Brazilian education; for the admission of students from all over the country to public and private universities, in some cases even to institutions abroad. By taking into account the importance of this exam, in addition to the problem about the teaching of geometry, more specifically, the geometric solids and instigated by the research problem present in the Anthropological Theory of Didactics (ADT), we seek to understand how this mathematical object lives in this evaluation and under what conditions and restrictions this occurs. Thus, through a qualitative research of documentary character, we are based on the assumptions of Chevallard and Gáscon, to analyze the epistemological, economic and ecological dimensions related to our research problem. In the economic and ecological dimensions, we analyzed the presence of geometric solids in national high school curriculum documents (PCNEM and PCN+), in addition to analyzing two 2nd year mathematics textbooks of the same level of education, approved by the current PNLD's at the time of conclusion of the tests chosen for analysis (PNLD 2015 and PNLD 2018). In the analysis of these dimensions, we noticed an emphasis given to metric geometry, mainly by textbooks, containing a considerable number of tasks aimed at calculating surface area and volume measurements of solids. Or even, to discover measures that are not explicit. Carrying out these analyzes enabled the elaboration of our Praxeological Reference Model (PRM) and, as the name itself explains, this model served as a reference for our praxeological analysis of the Enem exams from 2017 to 2020, in which we infer that there is a predominance of tasks related to calculating volume measurements. |
Palabras clave : | Educação Ensino de matemática Geometria Ensino de geometria Ensino médio Praxeologias matemáticas Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Provas do ENEM Sólidos geométricos High school Mathematical praxeologies ENEM exams Geometric solids |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citación : | PADILHA, Valéria de Jesus. Uma análise praxeológica sobre a presença de sólidos geométricos em provas do ENEM de 2017-2020. 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16966 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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