Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16967
Document Type: | Dissertação |
Title: | Argumentação nos projetos integradores do Programa Nacional do Livro Didático 2021 |
Authors: | Santos, André Luis |
Issue Date: | 30-May-2022 |
Advisor: | Wartha, Edson José |
Resumo : | O ensino aprendizagem de Matemática, conforme os percentuais das avaliações externas, como Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), apontam índices significativos de estudantes que não estão conseguindo atingir o nível de proficiência no letramento matemático. Cordeiro e Oliveira (2015) apontam características do processo de ensinar essa área do conhecimento, no qual prevalece uma prática metodológica baseada na transmissão expositiva e consequentemente na resolução de exercícios de fixação, bem como na memorização de fórmulas e regras matemáticas, de modo que os alunos apenas reproduzam. Consideramos que o professor e o aluno têm papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, no qual o livro didático é um recurso importante para essas finalidades. Destacamos que a argumentação tem papel importante no processo de ensino da matemática. Defendemos que o ensino da Matemática deve estar respaldado na compreensão da argumentação e dos procedimentos que justifiquem a sua aplicação. Na Educação Matemática, a argumentação pode ser categorizada, segundo as ideias de Balacheff (1988), Sales (2010), Attie (2016), Carvalho, Santos e Attie (2016) para subsidiar na literatura sobre a argumentação justificativa e/ou explicativa. A partir desses estudos foi delineada a pesquisa documental, com aspectos qualitativos e descritivos, a fim de verificar a argumentação nos documentos oficiais, bem como analisar a argumentação nos livros didáticos de matemática do Guia Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021. No aporte de argumentação nos documentos norteadores o Parâmetro Curricular Nacional (2017) e Base Nacional Comum Curricular (2018). A análise das dez coleções do livro de matemática do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, nos volumes que abordam a Geometria Plana a partir dessa investigação, constatou que na sua maioria aparece a argumentação explicativa. |
Abstract: | The teaching and learning of Mathematics, according to the percentages of external assessments, such as the International Student Assessment Program (PISA) and the Basic Education Assessment System (SAEB), indicate significant rates of students who are not able to reach the level of proficiency in the math literacy. Cordeiro and Oliveira (2015) point out characteristics of the process of teaching this area of knowledge, in which a methodological practice based on expository transmission prevails and, consequently, on the resolution of fixation exercises, as well as on the memorization of mathematical formulas and rules, so that the students just play. We consider that the teacher and the student have a fundamental role in the teaching and learning process, in which the textbook is an important resource for these purposes. We emphasize that argumentation plays an important role in the process of teaching mathematics. We defend that the teaching of Mathematics must be supported by the understanding of the arguments and procedures that justify its application. In Mathematics Education, argumentation can be categorized, according to the ideas of Balacheff (1988), Sales (2010), Attie (2016), Carvalho, Santos and Attie (2016) to support the literature on justifying and/or explanatory argumentation. Based on these studies, the documentary research was designed, with qualitative and descriptive aspects, in order to verify the argumentation in the official documents, as well as to analyze the argumentation in the mathematics textbooks of the National Guide to the Didactic Book (PNLD) 2021. arguments in the guiding documents the National Curricular Parameter (2017) and National Curricular Common Base (2018). The analysis of the ten collections of the mathematics book of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, in the volumes that address Plane Geometry from this investigation, found that most of the explanatory arguments appear. |
Keywords: | Matemática Ensino de matemática Livros didáticos Argumentação no ensino da matemática Educação matemática Livro didático de matemática PNLD de matemática/2021 Argumentation in mathematics teaching Mathematics education Mathematics textbook PNLD of Mathematics/2021 |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | SANTOS, André Luis. Argumentação nos projetos integradores do Programa Nacional do Livro Didático 2021. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16967 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANDRE_LUIS_SANTOS.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.