Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16987
Tipo de Documento: | Tese |
Título : | "A música do começo do mundo" : caminhos e práticas educativas experivivenciadas no contexto das Bandas Cabaçais de São José de Piranhas – Paraíba |
Autor : | Braga, Elinaldo Menezes |
Fecha de publicación : | 24-nov-2022 |
Director(a): | Lucini, Marizete |
Resumen: | No Sertão da Paraíba, São José de Piranhas é território de Bandas Cabaçais. Na atualidade, suas bandas estão localizadas no distrito de Boa Vista, Sítio Antas II e Sítio Almão. São grupos historicamente vinculados ao catolicismo popular, com os quais, desde 2001, eu tenho experivivenciado momentos significativos para seus mestres, para mim e para a dinamização da cena cabaçal, na região e fora dela. Estar com eles tem me feito perceber o quão são afetados pela colonialidade e o quão amargam um gradativo silenciamento e epistemicídio dos seus saberes e fazeres culturais. Como consequência disso, as gerações mais jovens não têm apresentado os mesmos interesses pela música que os seus mais velhos produzem, a capela São João Batista tem fechado portas para elas, as escolas da região continuam fazendo de conta que elas não existem e políticas públicas locais para salvaguardar esse patrimônio imaterial ainda são inexistentes. Diante disso, me senti chamado para entrar no campo de batalha e armar estratégias de guerra para que as Cabaçais pudessem continuar fazendo seus belos e importantes voos culturais. Livros, discos, artigos, viagens, shows, filmes, amizades e conversas foram alguns dribles utilizados no jogo. Agora, apareço com essa declaração de amor em forma de tese, objetivando compreender as práticas educativas experivivenciadas no processo de transmissão dos saberes cabaçais que constituem os pifeiros de São José de Piranhas – Sertão da Paraíba. Saberes necessários para a existência de suas bandas diante das agressões do projeto de modernidade euro-usa-centrado, que tenta, a todo custo, homogeneizar o mundo, apagar culturas, memórias, histórias, saberes, modos outros de ser, de existir, de enxergar o mundo, de se relacionar e aprender uns com os outros, com o sagrado e com a natureza. Especificamente, caminhei para identificar as estratégias utilizadas pelos pifeiros no processo de transmissão dos saberes necessários à constituição dos músicos das suas bandas; descrever por quais concepções os/as aprendizes experivivenciam ou não os saberes cabaçais; e, por fim, registrar, através das narrativas dos metres parceiros, os aspectos sociais, históricos e culturais que constituem a eles e as suas Bandas Cabaçais. Os dados necessários para a escrita do texto vieram das minhas experivivências com os mestres pifeiros, desde 2001. Experivivências essas que me possibilitaram realizar entrevistas, conversas informais, observações participativas, registros fotográficos, em vídeos e em outras escritas sobre o tema. Os dados também vieram dos acervos fotográficos pertencentes ao Núcleo de Extensão Cultural, à Coordenação de Editoração e Mídia (ambos pertencentes ao Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande) e à Gota Sonora Produtora Risofônica, da cidade de João Pessoa -PB. Também recorri às produções acadêmicas disponibilizadas nos repositórios das universidades brasileiras, às mensagens de WhatsApp trocadas com pifeiros e ligações telefônicas para os mestres em questão, durante o processo de elaboração da escrevivência. Para ajudar no entendimento das práticas educativas experivivenciadas pelos pifeiros em foco, além de trabalhos acadêmicos voltados a questões relativas às Bandas Cabaçais, o suporte teórico veio de autores que vinculam os seus estudos ao pensamento progressista decolonial e à educação como prática da liberdade. Com esta caminhada acadêmica de natureza qualitativa, foi possível compreender que as práticas educativas no contexto das Bandas Cabaçais de São José de Piranhas são experivivenciadas através da afetividade, curiosidade, observação, brincadeira, repetição, intercâmbio, transmissão oral e, sobretudo, do processo de aprendizagem, ensino e aprendizagem quando estão tocando juntos. Espero que este trabalho provoque tremores e clarões em seus leitores, ampliando, consequentemente, os olhares, inclusive da escola, para os saberes e fazeres das Bandas Cabaçais. |
Resumen : | En el Sertão da Paraíba, São José de Piranhas es el territorio de Bandas Cabaçais. Actualmente,
sus bandas restantes están ubicadas en el distrito de Boa Vista, Sítio Antas II y Sítio Almão.
Son agrupaciones históricamente ligadas al catolicismo popular y con quienes, desde 2001, he
vivido momentos significativos para sus mestres, para mí y para la dinamización de la escena
cabaçal en la región y en el exterior. Estar con ellos me ha hecho darme cuenta de cómo les
afecta la colonialidad y cómo sus hacedores han sufrido un paulatino silenciamiento y
epistemicidio de sus saberes y prácticas culturales. Como consecuencia de esto, las
generaciones más jóvenes ya no tienen los mismos intereses en la música que producen sus
mayores, la capilla São João Batista les ha cerrado las puertas, las escuelas de la región fingen
que no existen y no hay políticas autoridades públicas locales para salvaguardar este patrimonio
inmaterial. Ante eso, me sentí llamado a entrar al campo y armar contragolpes para que el
Cabaçais siguiera marcando sus hermosos e importantes goles culturales. Libros, discos,
artículos, viajes, conciertos, películas, amistades y conversaciones fueron algunos de los trucos
utilizados en el juego. Ahora, aparezco con esta declaración de amor en forma de tesis, con el
objetivo de comprender a través de qué prácticas educativas los pifeiros aprenden, enseñan y
aprenden más los conocimientos de calabaza necesarios para la existencia de sus bandas en
medio de las agresiones del euro-uso-centrado proyecto de modernidad, que intenta, a toda
costa, homogeneizar el mundo, borrar culturas, memorias, historias, saberes, otras formas de
ser, de existir, de ver el mundo, de relacionarse y aprender entre sí, con lo sagrado y con
naturaleza. Específicamente, pretendo identificar y sistematizar las estrategias utilizadas por los
pifeiros en el proceso de transmisión de sus conocimientos cabaçais necesarios para la
constitución de los músicos de sus Bandas Cabaçais; verificar cómo los aprendices de pifeiro
experimentan lo conocimiento de la calabaza; recorrer los caminos recorridos por pifeiros y
bandas durante sus procesos de constitución musical. Los datos necesarios para escribir el texto
provinieron de mis experiencias con mestres pifeiros que me hicieron, desde 2001. Estas
experiencias me permitieron realizar entrevistas, conversaciones informales, observaciones
participativas, registros fotográficos, videos y otros escritos sobre el tema. Los datos también
provinieron de los acervos fotográficos pertenecientes al Centro de Extensión Cultural, la
Coordinación de Editoriales y Medios (ambos pertenecientes al Centro de Formación de
Profesores de la Universidad Federal de Campina Grande) y la Gota Sonora Produtora
Risofônica, de la ciudad de João Pessoa - PB. También recurrí a producciones académicas
disponibles en los repositorios de universidades brasileñas, mensajes intercambiados por
WhatsApp con pifeiros urbanos y llamadas telefónicas a los maestros en cuestión durante el
proceso de redacción. Para ayudar a comprender las prácticas educativas vividas por los pifeiros
en foco, este recorrido académico, de carácter cualitativo, dialoga con la educación popular para
llegar a la comprensión de que las prácticas educativas en el contexto de las Bandas Cabaçais
de São José de Piranhas son vivenciadas afectuosamente a través de la curiosidad, la
observación, los juegos, la repetición, los intercambios, la transmisión oral y, sobre todo,
enseñar, aprender y enseñar cuando tocan juntos. Espero que esta obra provoque
estremecimientos y destellos en sus lectores, ampliando, consecuentemente, las perspectivas,
incluso las de la escuela, para el saber y el actuar de las Bandas Cabaçais. In the region of Brazil known as “Sertão of Paraíba”, in the State called Paraíba, São José de Piranhas is the city of a type of folk musical group called Banda Cabaçal [Cabaçal Band]. One of the alledged origins of its name is derived from a dried fruit called “cabaça”, remotely, according to some of its musicians, used to make the percussive instruments of that kind of band. Currently, there are five remaining bands of this kind there, more precisely in the vilage Boa Vista, and in the romote rural areas called Sítio Antas II and Sítio Almão. Researching these groups since 2001, I have experienced significant moments for me, for their fife musicians and for the dynamization of their social-cultural context. Being with them has also made it possible for me to realize how they have been affected by neo-coloniality and how their musicians have experienced the gradual silencing and epistemicide of their cultural knowledge, so that it has resulted in problems such as: (i) the younger generations no longer have the same interests in the music their older family members produce; (ii) the presence of these kinds of bands does not have the same importance during catholic events as in the past; (iii) the local schools pretend that they do not exist and (iv) there is not any public policy to safeguard this authentic folk heritage. This scenario has motivated me to act in favor of Bandas Cabaçais [Cabaçais Bands]. Thus, the main objective of this thesis is to understand the educational practices used by the “cabaçais” musicians to preserve their bands and music alive. The qualitative data has been collected through observation, photographing, filming, taking of notes, informal talks to the musicians, playing with them and through WhatsAapp calls. For such an enterprise, the theoretical support of authors such as FREIRE (1989), (2019), (2020a), (2020b), (2021), ILLICH (1985), BRANDÂO (2007), (2012), (2013), (2019), LARROSA (2020), RUFINO (2021), SIMAS (2018), (2019) e (2021), among others, were used in order to register and analize the valuable work of these few remaining folk bands from the northeast of Brazil. Besides the theory specially centered on popular decolonial pedagogies, the work also had the academic suport from doctoral thesis, masters dissertations, monographic works and articles which focus on issues related to Bandas Cabaçais. Through this qualitative academic journey, it has been possible to understand that the educational practices used by the musicians of Bandas Cabaçais from São José de Piranhas envolve affection, curiosity, observation, performance, exchanges, oral transmission and, mainly, learning, teaching and learning from one another, while playing together. This research intends to provoke and/or broaden interests in the knowledge and actions of Bandas Cabaçais of the city São José de Piranhas, and to musical folk culture in general. |
Palabras clave : | Música Aprendizagem ativa Patrimônio cultural Sabedoria Banda de pífanos Educação popular Bandas Cabaçais Pifeiros Práticas educativas São José de Piranhas (PB) Prácticas educativas Educación popular Cabaçal folk bands Fife musicians Popular decolonial pedagogies |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Educação |
Citación : | BRAGA, Elinaldo Menezes. "A música do começo do mundo" : caminhos e práticas educativas experivivenciadas no contexto das Bandas Cabaçais de São José de Piranhas – Paraíba. 2022. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16987 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELINALDO_MENEZES_BRAGA.pdf | 4,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.