Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17044
Tipo de Documento: Monografia
Título : A geodiversidade e o potencial geoturístico do pantanal sergipano : Pacatuba e Pirambu – SE
Autor : Carneiro, Ananda Lima
Fecha de publicación : 23-ene-2023
Director(a): Lenz, Cristine
Resumen: A região do pantanal sergipano, litoral norte de Sergipe, é contemplada por uma rica geodiversidade, formada por campos de dunas, lagoas, rios, cordões litorâneos, barras arenosas, manguezais, etc., que formam um ecossistema único (bioma de restinga), com espécies endêmicas de vegetais e animais, e espécies migratórias, que utilizam a região para reprodução ou para fugir de invernos rigorosos. A área de estudo está localizada nos municípios de Pacatuba e Pirambu e o desenvolvimento deste trabalho objetivou evidenciar a importância da Geodiversidade para a implementação do Geoturismo e da Geoconservação, bem como avaliar os atrativos turísticos naturais da região do pantanal sergipano. Dados bibliográficos e de campo foram levantados para a caracterização geológica da região, além da confecção de mapas e placas informativas. Assim, três pontos foram definidos com potencial geoturístico para a área do pantanal sergipano: Mirante de Alagamar; Mirante do Delta do São Francisco e Boca da Barra. Estes pontos exibem características geológicas importantes, que são atrativas para o turista, devido às paisagens belíssimas. O Mirante de Alagamar possui uma vista ampla da planície fluvial do Rio Poxim Norte, que se encontra erodindo os terrenos elevados do Grupo Barreiras. O Mirante do Delta do São Francisco exibe uma ampla visão da planície deltaica e dos fortes fatores que caracterizam o pantanal sergipano, como as áreas alagadas, as dunas, o bioma de restinga e os cordões litorâneos. A região da Boca da Barra é constituída por uma laguna que se formou por um antigo canal fluvial e que hoje apresenta uma interação totalmente marinha, com águas aprisionadas, devido à migração de um cordão litorâneo. O pantanal sergipano possui uma Unidade de Conservação (UC) que visa preservar os ecossistemas presentes, porém, ainda existem algumas áreas que não são abrangidas pela UC e que passa a ser uma sugestão para se tornar um geossítio. Esta iniciativa visa desenvolver o geoturismo na região, evidenciando a geologia única e promovendo a conservação do patrimônio geológico, que é tão importante para a manutenção de espécies e de paisagens naturais.
Palabras clave : Geologia
Ensino de geologia
Ecoturismo
Biodiversidade
Geoturístico
Pacatuba, SE
Pirambu, SE
Pantanal (Sergipe, SE)
Área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DGEOL - Departamento de Geologia – São Cristóvão - Presencial
Citación : Carneiro, Ananda Lima. A geodiversidade e o potencial geoturístico do pantanal sergipano: Pacatuba e Pirambu – SE. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Geologia) – Departamento de Geologia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17044
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ananda_Lima_Carneiro.pdf3,93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.