Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17066
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Dinamização da Biblioteca do Centro de Excelência Manuel Bomfim em Arauá/SE : uma proposta de revitalização de acordo com os parâmetros brasileiros para biblioteca escolar |
Autor(es): | Soares, Thassiane Jesus do Nascimento |
Data do documento: | 24-Nov-2022 |
Orientador: | Aguiar, Niliane Cunha de |
Resumo: | A presente pesquisa visou levantar a temática das bibliotecas escolares, através da realidade da biblioteca do Centro de Excelência Manuel Bomfim (CEMB) no município de Arauá-SE. Sendo aplicada com o objetivo de elaborar, de acordo com os parâmetros brasileiros para biblioteca escolar, uma proposta de revitalização para a biblioteca do CEMB. Realizando um diagnóstico e apontando os elementos padrões para adequações do espaço, que é subutilizado assim como a grande maioria das bibliotecas escolares públicas brasileiras. Entende-se que para que a biblioteca escolar seja um espaço catalisador de mudanças que contribuam no processo de ensino-aprendizagem deve ser um espaço dinâmico de informação na escola, adequado para o incentivo à leitura, fomento da cultura o uso e interpretação de informação fortalecendo o conhecimento ao longo da vida. A revisão de literatura buscou abordar o contexto histórico da biblioteca escolar no Brasil, bem como as contribuições da BE na formação do aluno para a sociedade da informação, com ênfase na importância do letramento informacional para competência informacional, além da prática da pesquisa escolar; detalhamento da lei de universalização das bibliotecas escolares e análise dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional sobre a temática, que podem ocasionar mudanças na lei 12.244 que venceu o prazo de efetivação. Como base para alcançar o objetivo geral buscou-se fundamentos na organização de bibliotecas escolares como foco nos parâmetros para bibliotecas escolares no Brasil, além da contextualização da realidade da rede estadual de ensino frente a essa questão. A metodologia utilizada foi de cunho exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, o método de coleta de dados utilizado foi à observação direta do objeto desta pesquisa onde a pesquisadora utilizou-se do formulário de avaliação do GEBE para nortear a obtenção do diagnóstico da biblioteca que culminou na proposta de revitalização do espaço físico da biblioteca do CEMB apresentada nesta pesquisa. |
Abstract: | The objective of this research was to raise the issue of school libraries, through the reality of the library of the Manuel Bomfim Center of Excellence (CEMB) in the municipality of Arauá-SE. Being applied with the objective of elaborating, according to the Brazilian parameters for the school library, a proposal for the revitalization of the CEMB library. Carry out a diagnosis and point out the standard elements for the adaptations of the space, which is underused, as well as the vast majority of Brazilian public school libraries. It is understood that for the school library to be a space that catalyzes changes that contribute to the teaching-learning process, it must be a space that stimulates information in the school, conducive to encouraging reading, promoting culture, the use and interpretation. information, strengthening knowledge throughout life. The literature review sought to address the historical context of the school library in Brazil, as well as the contributions of BE in the formation of students for the information society, with emphasis on the importance of information literacy for informational competence, in addition of practice. school research; that details the law for the universalization of school libraries and the analysis of the bills that are being processed in the National Congress on the matter, which may lead to changes in Law 12.244, which has expired. As a basis to achieve the general objective, fundamentals were sought in the organization of school libraries with a focus on the parameters for school libraries in Brazil, in addition to the contextualization of the reality of the state education network in the face of this problem. The methodology used was exploratory-descriptive, with a qualitative approach, the data collection method used was direct observation of the object of this investigation where the researcher used the GEBE evaluation form to guide the obtaining of the library diagnosis that culminated in the proposal to revitalize the physical space of the CEMB library presented in this research. |
Palavras-chave: | Biblioteconomia e documentação Ensino de biblioteconomia e documentação Biblioteca escolar Competência informacional Letramento informacional Biblioteca do Centro de Excelência Manuel Bomfim (Arauá, SE) School library Informational competence Information literacy Parameters for the school library |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Soares, Thassiane Jesus do Nascimento. Dinamização da Biblioteca do Centro de Excelência Manuel Bomfim em Arauá/SE : uma proposta de revitalização de acordo com os parâmetros brasileiros para biblioteca escolar. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17066 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thassiane_Jesus_Nascimento_Soares.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.