Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17241
Tipo de Documento: Monografia
Título : Ryan é top : o case de merchandising entre a TIM e um personagem da telenovela Amor de Mãe
Autor : Clemente, Eliel Vítor dos Santos
Fecha de publicación : 20-may-2022
Director(a): Vilas Bôas, Valéria Maria Sampaio
Resumen: A análise fílmica da telenovela Amor de Mãe desenvolvida neste trabalho visa a apontar um dos métodos da prática conhecida no Brasil como merchandising editorial. Essa técnica consiste em utilizar o momento do entretenimento para apresentar ao público um produto ou serviço. Para tanto, nesta monografia selecionou-se o caso do personagem Ryan, um cantor em ascensão em Amor de Mãe, em que a anunciante TIM é incluída dentro da trama em um arco que dialoga com o desenvolvimento do próprio personagem. Foram analisadas cenas de quatro capítulos em que o personagem interage com a anunciante ao ser convidado para fazer uma campanha da marca, cruzando a linha da dramaturgia ao tornar um personagem de ficção em um dos patrocinados de uma marca real. O objetivo proposto neste trabalho é entender quais as estratégias utilizadas na construção desse arco narrativo entre a TIM e o Ryan, de modo que a operadora conseguisse comunicar as mensagens sobre o serviço oferecido de forma natural e cativante para o telespectador. Os resultados da análise concluíram que esse diálogo aconteceu de forma fluida, apresentando novos contornos à carreira do personagem e também influenciando no âmbito romântico.
Palabras clave : Comunicação social
Publicidade
Merchandising editorial
Amor de Mãe (telenovela)
TIM
Propaganda
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial
Citación : Clemente, Eliel Vítor dos Santos. Ryan é top : o case de merchandising entre a TIM e um personagem da telenovela Amor de Mãe. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17241
Aparece en las colecciones: Comunicação Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Eliel_Vitor_Santos_Clemente.pdf693,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.