Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17352| Document Type: | Dissertação |
| Title: | Ensaios do íntimo no cinema de Naomi Kawase |
| Authors: | Souza, Kleverton de Almeida |
| Issue Date: | 31-Aug-2022 |
| Advisor: | Colucci, Maria Beatriz |
| Resumo : | A presente dissertação tem como proposta investigar algumas obras da cineasta japonesaNaomi Kawase (1969-), discutindo a ideia de intimidade e a relação comas práticasensaísticas e autorreflexivas em sua cinematografia. Para isso, fundamenta-se, noâmbitoteórico-conceitual, nos estudos de Michel Foucault (1984, 2004), Gilles Deleuze (2005)eTimothy Corrigan (2015), dentre outros, que embasam uma reflexão sobre três ensaiosfílmicos da diretora: Caracol (Katatsumori - 1994), Nascimento e maternidade (Tarachime–2006) e Vestígio (Chiri – 2012). As indagações que movimentama pesquisa incluemcompreender as complexidades que envolvem a transposição de uma experiênciaartísticasubjetiva para uma esfera pública, ou ainda, de que maneira a cineasta utiliza o cinemaparaexpor suas ideias e perspectivas sobre o mundo. Com elas, busca-se observar se existeumadança entre o eu e o outro que nos faz aproximar tanto das personagens quantodaprópriadiretora, seja pela proximidade da câmera ou pela partilha da intimidade. |
| Abstract: | This dissertation aims to investigate the work of the Japanese filmmaker Naomi Kawase(1969-), discussing the idea of intimacy and its relationship with the essayistic andselfreflexive practices in her cinematography. For this purpose, it is based, in the theoretical-conceptual scope, on the researches of Michel Foucault (1984, 2004), Gilles Deleuze(2005)and Timothy Corrigan (2015), among others, that support a study of three filmessays bythedirector: Katatsumori (Katatsumori - 1994), Birth/Mother (Tarachime - 2006) andTrace(Chiri - 2012). The questions that leadsthe research include understanding what complicationsinvolve the transposition of a subjective experience to a public sphere, or yet, inwhat waythe filmmaker uses cinema to expose her ideas and perspectives of the world. Withthese, weseek to observe if there is a dance between the self and the other that brings us closer toboththe characters and the director herself, whether through the proximity of the cameraorbysharing intimacy. |
| Keywords: | Cinema japonês Intimidade (Psicologia) Diretores e produtores de cinema Cinematografia Cinema Filme-ensaio Práticas de si Naomi Kawase Essay-film Intimacy Practices of the self |
| Subject CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
| Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| Language: | por |
| Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
| Program Affiliation: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema |
| Citation: | SOUZA, Kleverton de Almeida. Ensaios do íntimo no cinema de Naomi Kawase. 2022. 97 f. Dissertação (Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
| URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17352 |
| Appears in Collections: | Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| KLEVERTON_ALMEIDA_SOUZA.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
