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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17467
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Perfil das habilidades linguísticas na síndrome de Noonan: relato de caso |
Autor : | Silva, Sthefany Marques da |
Fecha de publicación : | 24-ene-2020 |
Director(a): | Sordi, Claudia |
Resumen: | A síndrome de Noonan é uma desordem genética relacionada à herança autossômica dominante, com fenótipo variado e com manifestações que envolvem déficit intelectual, problemas cardíacos e alterações fonoaudiológicas, com poucas publicações na literatura. Objetivo: Descrever as habilidades linguísticas em dois casos clínico de pacientes irmãos com a síndrome de Noonan acompanhados na clínica-escola de Fonoaudiologia da UFS Lagarto. Método: Responsável e pacientes participaram de entrevista e avaliação da Consciência Sintática, composta por quatro subtestes (julgamento gramatical, correção gramatical, correção gramatical de frases com incorreções gramatical e semântica e categorização de palavras), em dias e horários agendados antecipadamente, sendo que a responsável consentiu na divulgação dos resultados obtidos (CAAE 13370819.2.0000.5546). Os resultados foram analisados quanti-qualitativamente. Resultados: Deste modo os sujeitos apresentaram desempenhos diferentes nos subtestes aplicados: julgamento gramatical (S1 obteve 15 pontos enquanto S2 9), correção gramatical (S1: 8 pontos e S2: 0), correção gramatical de frases com incorreções gramatical e semântica (S1:8 pontos e S2: 0) e categorização de palavras (S1: 0 pontos e S2: 0). Todos os participantes apresentaram melhora de escores quando foi aplicada a avaliação assistida. Conclusão: Sujeitos com síndrome de Noonan apresentam habilidades linguísticas prejudicadas, acarretando em escores abaixo do esperado à idade cronológica, como nos casos clínicos apresentados. Pode ser verificado também que apesar de serem gêmeos e com a mesma síndrome, que o fenótipo das habilidades linguísticas foi diversificado, indicando que, muito provavelmente, uma das crianças terá maior facilidade na aprendizagem escolar. No entanto, pode-se comprovar que a prática de avaliação assistida foi uma estratégia facilitadora e de aprendizagem para ambos os sujeitos, indicando resultados dentro da normalidade. |
Palabras clave : | Fonoaudiologia Lingüística Incapacidade intelectual Linguagem Síndrome de Noonan Deficiência intelectual |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Departamento: | DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial |
Citación : | SILVA, Sthefany Marques da. Perfil das habilidades linguísticas na síndrome de Noonan: relato de caso. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2020. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17467 |
Aparece en las colecciones: | Fonoaudiologia |
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