Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17468
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Concepções de educação ambiental dos professores do município de Canapi/AL |
Autor(es): | Ventura, Juliana Santos da Silva |
Data do documento: | 26-Mai-2021 |
Orientador: | Vasconcelos, Carlos Alberto de |
Resumo: | Esta dissertação aborda a Educação Ambiental (EA) no contexto escolar do município de Canapi/AL, tendo como objetivo geral compreender as concepções de EA dos professores da rede municipal de ensino, levando em consideração a realidade local e os desafios que permeiam a escola pública. O presente estudo desenvolveu-se como uma investigação de cunho qualitativo que buscou compreender o trabalho e o olhar dos educadores sobre a EA. Assim, trata-se de um estudo de caso desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves, cuja amostra é composta por 12 participantes docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), utilizando-se como instrumentos de coleta de dados, questionário, documentos norteadores da educação e do trabalho realizado pela escola (Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Referencial Curricular do estado de Alagoas, Regimento Escolar e Projeto Político-Pedagógico – PPP) e entrevista semiestruturada. Realizou-se a análise dos dados obtidos por meio da técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). A relevância deste estudo parte do fato de que, nas últimas décadas, a EA, que é um elemento essencial da educação e deve ser trabalhada tanto no âmbito formal quanto no informal, tem se revelado como um caminho importante no enfrentamento da atual crise ambiental e na adequação da relação entre ser humano e natureza, assumindo o compromisso de promover mudanças de valores, de comportamentos e de atitudes para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável. Os resultados obtidos permitiram visualizar que as concepções de meio ambiente e de EA dos professores pesquisados seguem um viés naturalista, conservacionista e pragmático e reverberam na forma como esses docentes descrevem suas práticas pedagógicas, que se voltam à conscientização acerca da conservação e da preservação ambiental. Também se observou a dificuldade em situar a EA no currículo e no contexto das diferentes disciplinas. O estudo chegou à conclusão de que a formação inicial e continuada recebida pelos professores não os prepara suficientemente para a abordagem das questões socioambientais e de que, para o despontamento de uma EA Crítica, é preciso que a formação docente aborde esse campo do conhecimento de modo interdisciplinar e aproxime a docência das descobertas e avanços da pesquisa científica. |
Abstract: | This dissertation approaching is about the Environmental Education (EE) in the school context of the city of Canapi/AL, havingas the general goal the understanding of the conceptions of EE of teachers in the municipal education network, taking into account the local reality and the challenges that surrounds the public school. The present study was developed as an investigation of a qualitative nature that is looking foward to understand the work and perspective of educators on EE. Thus, this is a case study developed at the Presidente Tancredo de Almeida Neves Municipal School of Basic Education, whose sample is composed of 12 teaching participants who work in the final years of Elementary School (from 6th to 9th grade), using as data collection instruments, a questionnaire, guiding documents on education and the work carried out by the school (National Common Curriculum Base – BNCC, Curriculum Reference of the State of Alagoas, School Regiment and Political-Pedagogical Project – PPP) and semi-structured interview. Data analysis was performed using the content analysis technique from the perspective of Bardin (2011). The relevance of this study stems from the fact that, in recent decades, EE, which is an essential element of education and must be worked on both formally and informally, has proved to be an important path in facing the current environmental and in the adequacy of the relationship between human beings and nature, assuming the commitment to promote changes in values, behavior and attitudes in order to build a fairer and more environmentally sustainable society. The results obtained showed that the conceptions of the environment and EE of the researched professors follow a naturalist, conservationist and pragmatic bias and reverberate in the way these professors describe their pedagogical practices, which are aimed at raising awareness about conservation and environmental preservation. The difficulty in locating EE in the curriculum and in the context of different subjects was also observed. The study came to the conclusion that the initial and continuing education received by teachers does not prepare them sufficiently to address social and environmental issues and that, for the emergence of a Critical EE, it is necessary that teacher education addresses this field of knowledge in a way interdisciplinary and bring teaching closer to the discoveries and advances of scientific research. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Alagoas Formação de professores Ensino de educação Prática de ensino Ensino fundamental Formação docente Meio ambiente Prática pedagógica Environmental education Elementary school Teacher training Environment Pedagogical practice |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | VENTURA, Juliana Santos da Silva. Concepções de educação ambiental dos professores do município de Canapi/AL. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17468 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA_SANTOS_SILVA_VENTURA.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.