Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17481
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Percepção ambiental : a construção de caminhos para a sustentabilidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) |
Autor : | Costa, José Sérgio Filgueiras |
Fecha de publicación : | 21-ene-2021 |
Director(a): | Sousa, Inajá Francisco de |
Resumen: | O processo interativo do homem com o ambiente sempre teve ligação com a percepção de cada indivíduo, que pode ser influenciada por fatores como: comunicação, escolaridade, cultura e condição socioeconômica. Estudar a temática da percepção ambiental e as práticas de sustentabilidade ambiental é essencial para fundamentar e propor ações que visem sensibilizar a sociedade acerca da importância da correta utilização dos recursos naturais e da conservação do meio ambiente. Por isso, esta pesquisa buscou fazer um diagnóstico da percepção ambiental dos seguintes públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS): professores, alunos e técnicos administrativos em educação. Ter conhecimento do perfil da conexão dessa comunidade com o meio ambiente é essencial para direcionar ações de educação e conscientização a respeito da sustentabilidade ambiental. Para um processo de educação ambiental promissor, também é vital que a comunicação seja bem compreendida e que a educação ambiental tenha um caráter interdisciplinar. A Política Nacional de Educação (PNE) menciona que a educação ambiental deve ser tratada em todos os níveis de ensino, nos contextos formal e informal. Para tanto, tornou-se necessário uma pesquisa bibliográfica em torno dos temas “educação ambiental”, “sustentabilidade ambiental”, “percepção ambiental” e “comunicação organizacional”. A pesquisa foi de caráter descritivo e exploratório, com abordagem predominantemente qualitativa. A coleta dos dados foi feita por meio de questionário semiestruturado aplicado aos servidores e alunos através de formulário on-line elaborado na plataforma Google. A análise de dados foi feita com uso da metodologia de Bardin, que trabalha a análise de conteúdo. A investigação apontou para uma percepção ambiental negativa do público pesquisado no que se refere aos contextos global, nacional, regional e institucional. Isso evidencia a necessidade de incrementar as ações interdisciplinares de educação ambiental. Tais ações educativas poderão incluir, em especial, conhecimento sobre os fatores geradores dos resíduos sólidos e sobre a destinação dado ao lixo, bem como reflexões críticas, com o propósito de ampliar a discussão para os contextos social, ambiental, econômico, político e cultural. Conclui-se que os estudos de percepção, sustentabilidade ambiental e comunicação organizacional são essenciais para aprimorar a Educação Ambiental realizada em diversos âmbitos do ensino e aprendizagem. |
Resumen : | The interactive process of man with the environment has always been linked to the perception of each individual, which can be influenced by factors such as: communication, education, culture and socioeconomic status. Studying the theme of perception and practices of environmental sustainability is essential to fundamentalize and proportionate actions to sensitize society about the importance of the correct use of natural resources and conservation of the environment. For this reason, this research sought to make a diagnosis of the environmental perception of the publics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS): teachers, students and administrative technicians in education. Having knowledge of the connection profile of this community with the environment is essential to direct actions of education and awareness of environmental sustainability. For a promising environmental education process, it is vital that communication is compressive and that environmental education has an interdisciplinary character. The National Education Policy (PNE) mentions that environmental education must be treated at all levels of education, in formal and informal contexts. For that, it became necessary a bibliographic research about the themes "environmental education", "environmental sustainability", "environmental perception" and "organizational communication". The research was descriptive and exploratory, with a predominantly qualitative approach. Data collection was carried out by means of a semistructured questionnaire applied with servers and students, through the Google Platform online form. Analysis of the results made using the Bardin methodology, which works with content analysis. The investigation pointed to a negative environmental perception of the researched public with regard to the global, national, regional and institutional contexts. This highlights the need to increase interdisciplinary environmental education actions. Such educational actions may include, in particular, knowledge about the factors that generate solid waste and the destination given to garbage, as well as critical reflections, with the purpose of broadening the discussion to the social, environmental, economic, political and cultural contexts. It is concluded that the studies of perception, environmental sustainability and organizational communication are essential to improve Environmental Education carried out in several areas of teaching and learning. |
Palabras clave : | Educação ambiental Percepção Sustentabilidade e meio ambiente Comunicação nas organizações Sustentabilidade ambiental Comunicação organizacional Environmental education Perception Environmental sustainability Organizational communication |
Área CNPQ: | OUTROS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
Citación : | COSTA, José Sérgio Filgueiras. Percepção ambiental : a construção de caminhos para a sustentabilidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17481 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSE_SERGIO_FILGUEIRAS_COSTA.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.