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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17517
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | “Bulindo no samba”: Nice do Cavalo Marinho e a representatividade feminina no brinquedo da Zona da Mata Norte de Pernambuco |
Autor(es): | Moraes, Wexyza Ferreira de Lima |
Data do documento: | 29-Jul-2021 |
Orientador: | Silva, Maicyra Teles Leão e |
Resumo: | A pesquisa investiga a representatividade feminina no brinquedo do Cavalo Marinho, especificamente a partir da atuação da Mestra Nice do Cavalo Marinho, enquanto mulher negra, mãe, brincante, educadora e gestora do Espaço Tradições Culturais, no bairro periférico do Novo Condado, na cidade pernambucana de Condado. A pesquisa partiu de uma abordagem imersiva, ou seja, da aproximação direta e afetiva com a protagonista da investigação, procurando resguardar as formas de constituição do conhecimento do brinquedo percebidas primordialmente no trabalho de campo que durou três meses no final de 2019 e início de 2020, na cidade de Condado, Pernambuco. Contudo, trago como referências também minhas visitas nos anos de 2013, 2015, 2016 e as entrevistas coletadas em fevereiro de 2021 na mesma cidade. Ainda, pautou-se em referências bibliográficas e videográficas, acadêmicas e artísticas, que facilitaram o acesso a dados históricos, estruturais e também conceituais acerca do folguedo. O Cavalo Marinho envolve dança, música, poesia, louvação, canto, máscaras, gestos, além de peculiaridades quanto à capacidade de improvisação das (os) brincantes. É a partir da observação do momento da sambada, isto é, do momento de apresentação pública do brinquedo e das relações entre as (os) brincantes do Cavalo Marinho que a pesquisa investiga como os discursos hegemônicos de uma sociedade patriarcal refletem-se no brinquedo, reforçando hierarquias de gênero pré-estabelecidas. Assim, a partir da atuação da Mestra Nice – que, além de “bulir” na estrutura tradicional por reivindicar a herança da função do Mestre, também desenvolve ações educativas de formação de novos brincantes –, a pesquisa ecoa questões emergentes da contemporaneidade na cultura popular e apresenta conflitos geracionais, especialmente relacionados à representação do feminino no folguedo. Do ponto de vista de sua fundamentação teórica, a pesquisa se afina com autoras(es) que buscam a desconstrução de paradigmas coloniais no pensamento (RUFINO e SIMAS, 2018, 2019, 2020; HOOKS, 2014, 2019), bem como criticam reincidências patriarcais (PACHECO, 2019; CARNEIRO, 2011; FEDERICI, 2019a, 2019b) e complexificam a perspectiva de fixação da tradição na Cultura Popular (DE CARVALHO, 2010). |
Abstract: | The research investigates the female representation in the brinquedo do Cavalo Marinho, specifically from the performance of Master Nice of the Cavalo Marinho as a black woman, mother, player, educator, and manager of Espaço Tradições Culturais, in the suburb of Novo Condado, in the state of Pernambuco. The research started from an immersive approach, that is, an affective and direct approach with the protagonist of the investigation. It sought to safeguard the forms of the constitution of knowledge about the brinquedo perceived in the fieldwork that lasted three months in the city of Condado, Pernambuco. Still, its basis is on bibliographical and videographic, academic, and artistic references, which facilitated access to historical, structural, and conceptual data about the folguedo. The Cavalo Marinho folguedo involves dance, music, poetry, praise, singing, masks, gestures, and peculiarities regarding the ability of the players to improvise. It is from the observation of the sambada moment – that is, the moment of public presentation of the brinquedo and the relationships between the players of Cavalo Marinho – that the research investigates how the hegemonic discourses of a patriarchal society are reflected in the brinquedo, reinforcing pre-established gender hierarchies. Thus, based on the work of Master Nice – who, in addition to bulir in the traditional structure for claiming the heritage of the Master's role, also develops educational actions to train new players – the research echoes emerging issues of contemporaneity in popular culture. It presents generational conflicts, especially related to the representation of the feminine in play. From the point of view of its theoretical foundation, the research is in tune with authors who seek to deconstruct colonial paradigms in thought (RUFINO and SIMAS, 2018, 2019, 2020; HOOKS, 2014, 2019) as well as criticize patriarchal recurrences (PACHECO, 2019; CARNEIRO, 2011; FEDERICI, 2019a, 2019b) and makes the perspective of fixing tradition in Popular Culture more complex (DE CARVALHO, 2010). |
Palavras-chave: | Cultura popular Folguedos folclóricos Pernambuco Danças folclóricas Mulheres na cultura popular Zona da Mata (PE) Representatividade feminina Cultura popular e contemporaneidade Nicinha Teles Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte (PE) Female representation Popular culture and contemporaneity |
área CNPQ: | OUTROS |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares |
Citação: | MORAES, Wexyza Ferreira de Lima. “Bulindo no samba”: Nice do Cavalo Marinho e a representatividade feminina no brinquedo da Zona da Mata Norte de Pernambuco. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe, 2021. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17517 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Culturas Populares |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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