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Tipo de Documento: Tese
Título: Aprendizagem e desenvolvimento das funções mentais superiores das crianças com o transtorno do espectro autista
Autor(es): Cunha, Ane Cristine Herminio
Data do documento: 28-Fev-2023
Orientador: Givigi, Rosana Carla do Nascimento
Resumo: Ao longo das últimas décadas, as políticas e práticas educacionais alinharam-se ao enfrentamento da exclusão dos grupos em situação de vulnerabilidade. Dentre os grupos vulneráveis, está o das pessoas com transtorno do espectro autista, alvo desta pesquisa. Este trabalho analisa o processo de aprendizagem e desenvolvimento das funções mentais superiores de 2 (dois) alunos com autismo, e a inclusão em sala de aula comum, em duas instituição de ensino na cidade de Cajazeiras – PB. Para tanto, propõe a intervenção em duas escolas, orientada pelos princípios histórico-culturais, tomando Vigotski como autor principal. Sua vinculação com a matriz demarca o entrelaçamento entre as dimensões histórica, cultural, social e semiótica para se pensar o sujeito. Metodologicamente constitui-se como uma pesquisa qualitativa, aplicada, do tipo descritivo-analítica, e de intervenção. Para refletir sobre os processos vividos na escola, utiliza, também, a microgenética, vinculada à matriz históricocultural, com um olhar especial para o funcionamento intersubjetivo. A intervenção se deu em dezembro de 2021 e nos meses de fevereiro, março, abril e maio de 2022. Ao todo, foram 150 encontros desde o início do processo de coleta até a ação final. No início do processo, as crianças apresentavam dificuldades em várias funções mentais, como atenção, concentração, planejamento mental, linguagem, interação e percepção. Após o processo de intervenção, destacam-se como resultados: as atividades lúdicas impactaram positivamente na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças com autismo; as crianças desenvolveram funções mentais, como atenção, planejamento, linguagem, dentre outras; houve uma ampliação na participação e na interação social; diminuição de alguns sintomas, que, desde sempre, foram associados ao autismo, a exemplo das estereotipias, do isolamento, do retraimento, da aversão ao contato físico e da fala robotizada; maior aproximação das professoras com esses alunos; planejamento de sala de aula mais adequado às necessidades pedagógicas dos infantes com autismo. Por fim, o trabalho aponta que ações colaborativas entre universidade e escola podem produzir espaços potentes pedagogicamente, e que fomentem a participação e interação social de alunos com deficiência, seus pares e professores, colaborando com a construção de uma educação efetivamente para todos e de uma sociedade inclusiva.
Abstract: Throughout the years policies and educational practices have been aligned to challenge the exclusion of vulnerable groups. Among them is the group of autistic people, aim of this research. This thesis analyzes the learning process and development of higher mental functions in 2 (two) autistic children and their inclusion in two regular classrooms of schools located in Cajazeiras/PB. We proposed the intervention in two schools to carry out this work, which is guided by culture-historical principles, and based on Vygotsky works as the main theoretical source. The connection of the work with the matrix demarcates the interweaving among the historical, cultural, social and semiotic dimensions when thinking about the subject. This work is classified as an applied, qualitative, historical-cultural approach, descriptive-analytical and intervention research. To reflect on the processes experienced in the schools, we also used the Microgenetics approach linked to the culture-historical matrix, with a special look at the intersubjective functioning. The intervention took place on December, 2021 and February, March. April and May, 2022, with an overall of 150 meetings from the initial data collection to the final action. In the beginning the children had difficulties in several mental functions, such as: attention, concentration, mental planning, language, interplay and perception. After the intervention we concluded that playful activities impacted the learning and development of autistic children in a positive way; the children developed mental functions, such as: attention, planning, language, among others; social participation and interaction has increased; the reduction of some symptoms, which have always been associated with autism, such as: stereotypies, isolation, withdrawal, touch aversion and robot-like speech; teachers became closer to these students; classroom planning was more suitable for pedagogical needs. Our work indicates that collaborative actions between university and school may produce pedagogically effective spaces, which promote social participation and interaction of students with special needs, their peers and teachers, contributing to the building of an inclusive society.________________________________________________________________________________________________________________________________
En las últimas décadas, las políticas y prácticas educativas se han alineado con el enfrentamiento a la exclusión de los grupos en situación de vulnerabilidad. Entre los grupos vulnerables están las personas con trastorno del espectro autista, objetivo de esta investigación. Este trabajo analiza el proceso de aprendizaje y desarrollo de las funciones mentales superiores de dos alumnos con autismo, y la inclusión en un aula común en dos instituciones educativas en la ciudad de Cajazeiras, Paraíba. Para ello, propone la intervención en dos escuelas, guiada por principios histórico-culturales, tomando a Vygotsky como autor principal. Su conexión con la matriz demarca el entrecruzamiento entre las dimensiones histórica, cultural, social y semiótica para pensar el sujeto. Metodológicamente se constituye como una investigación cualitativa, aplicada, descriptivo-analítica y de intervención. Para reflexionar sobre los procesos vividos en la escuela, utiliza también la microgenética, ligada a la matriz histórico-cultural, con especial atención al funcionamiento intersubjetivo. La intervención se llevó a cabo en diciembre de 2021 y en los meses de febrero, marzo, abril y mayo de 2022. En total, fueron 150 reuniones desde el inicio del proceso de recolección hasta la acción final. Al principio del proceso, los niños presentaban dificultades en varias funciones mentales, como atención, concentración, planificación mental, lenguaje, interacción y percepción. Después del proceso de intervención, se destacan como resultados: que las actividades recreativas tuvieron un impacto positivo en el aprendizaje y desarrollo de los niños con autismo; los niños desarrollaron funciones mentales, como la atención, la planificación, el lenguaje, entre otras; hubo un aumento en la participación e interacción social; reducción de algunos síntomas, que siempre se han asociado con el autismo, como, por ejemplo, las estereotipias, el aislamiento, el retraimiento, la aversión al contacto físico y el habla robótica; mayor acercamiento de las docentes con estos alumnos; una planificación del aula más adecuada a las necesidades pedagógicas de estos alumnos. Finalmente, el trabajo apunta que las acciones colaborativas entre universidad y escuela pueden producir espacios pedagógicamente potentes, y que fomenten la participación e interacción social de los alumnos con discapacidad, sus pares y docentes, colaborando con la construcción de una sociedad inclusiva.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação de autistas
Inclusão escolar
Cajazeiras (PB)
Prática de ensino
Aprendizagem
Aluno com autismo
Funções mentais superiores
Práticas educativas
Autistic students
Higher mental functions
School inclusion
Educational practices
Alumno con autismo
Funciones mentales superiores
Inclusión escolar
Prácticas educativas
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: CUNHA, Ane Cristine Herminio. Aprendizagem e desenvolvimento das funções mentais superiores das crianças com o transtorno do espectro autista. 2023. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17588
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