Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17594
Tipo de Documento: Monografia
Título: Leiomiossarcoma de coto uterino em cadela - relato de caso
Autor(es): Sousa, Esteffany Oliveira de
Data do documento: 20-Abr-2023
Orientador: Campos, Roseane Nunes de Santana
Resumo: O presente trabalho refere-se ao trabalho de conclusão de curso TCC e do relatório do estágio supervisionado obrigatório (ESO), realizado em duas clínicas veterinárias localizadas em Aracaju e em Nossa Senhora da Glória, no estado de Sergipe finalizando um total de 720 horas de estágio. São relatadas nesse trabalho as atividades desenvolvidas durante o período de ESO que foi de 23 de agosto de 2022 a 30 de dezembro de 2022, estas foram ligadas a clínica médica e cirúrgica de cães e gatos, com ênfase na clínica médica geral, especialidades, cirurgias e intensivismo, na qual foi possível auxiliar, acompanhar e vivenciar diversos procedimentos em áreas distintas que foram cruciais para o aperfeiçoamento de habilidades profissionais e acadêmica, tornando uma experiência enriquecedora. Nesse trabalho há uma revisão bibliográfica sobre leiomiossarcoma, abordando pontos como anatomia do sistema reprodutor feminino de cadelas, epidemiologia, etiopatogenia, sinais clínicos, diagnóstico e tratamento, pois este tem o objetivo de relatar um caso cirúrgico vivenciado na clínica Afetto centro médico veterinário de uma cadela, da raça pit bull de 12 anos de idade com leiomiossarcoma de coto uterino que após celiotomia exploratória, excisão de tumoração, diagnóstico e tratamento conservador, o animal apresentou uma melhora significativa, com ótima recuperação após procedimento cirúrgico e com isso voltou a ter qualidade de vida.
Palavras-chave: Medicina veterinária
Celiotomia exploratória
Estágio supervisionado
Útero
Neoplasia mesenquimal
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: NMVS – Núcleo de Graduação em Medicina Veterinária - Nossa Senhora da Glória – Presencial
Citação: SOUSA, Esteffany Oliveira de. Leiomiossarcoma de coto uterino em cadela - relato de caso. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2023.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17594
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Esteffany_Oliveira_Sousa.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.