Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17685
Document Type: Dissertação
Title: Estudo do potencial alelopático de extratos aquosos de espécies exóticas invasoras da família Fabaceae na germinação de Lactuca sativa L.
Authors: Santos, Maria Carolina Carvalho
Issue Date: 27-May-2022
Advisor: Andrade, Moacir dos Santos
Resumo : Alelopatia é um processo pelo qual produtos do metabolismo secundário de um vegetal são liberados, interferindo na germinação e desenvolvimento de outras plantas relativamente próximas, de maneira positiva ou negativa. Dentre as plantas, com efeito, alelopático presente, tem-se as plantas exóticas invasoras. As plantas exóticas invasoras vêm sendo um dos principais problemas sobre a biodiversidade e sobre as plantações. Neste sentido, o presente trabalho objetivou avaliar o efeito alelopático das espécies Crotalaria retusa L., Senna occidentalis (L.) Link e Senna obtusifolia (L.) H.S. Irwin & Barneby (Fabaceae) na germinação de sementes de alface [Lactuca sativa L. (Asteraceae). Foi calculado a germinabilidade (%), velocidade média de germinação (dias-1 ), tempo médio de germinação (dias) e sincronia de germinação das sementes de alface. Os dados foram tratados utilizando o software Germina Quant, sendo comparados através da ANOVA Fatorial, com teste de Tukey a 5%. Os extratos das folhas de C. retusa se mostraram com maior efeito alelopático e em concentrações de 100%, diminuindo a germinabilidade das sementes, a velocidade com que as sementes germinaram, aumentando seu tempo de germinação e reduzindo sua sincronia. Houve também efeito alelopático nos demais órgãos e concentrações, porém, com menor efeito. Comparando o efeito alelopático nas duas Sennas, foi observado que em ambas ocorre um maior efeito alelopático nas concentrações de 100% da folha, esse efeito alelopático é ainda maior na S. Occidentalis, fazendo a germinabilidade das sementes serem quase nulas, a velocidade com que as sementes germinaram foram menores na S. Occidentalis do que na S. Obtusifolia, aumentando seu tempo de germinação e reduzindo sua sincronia. Houve também efeito alelopático nos demais órgãos e concentrações, porém, com menor diferença entre as duas plantas.
Keywords: Ciências naturais
Alelopatia
Agentes alelopáticos
Plantas exóticas
Leguminosa
Natural Sciences
Allelopathy
allelopathic agents
exotic plants
legume
Subject CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciências Naturais
Citation: SANTOS, Maria Carolina Carvalho. Estudo do potencial alelopático de extratos aquosos de espécies exóticas invasoras da família Fabaceae na germinação de Lactuca sativa L. - Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17685
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA_CAROLINA_CARVALHO_SANTOS.pdf983,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.