Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17688
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Táticas, discursos e disputas no fazer cotidiano : corpos dissidentes de gênero e sexualidade na cidade de Campina Grande – PB (1975-1983)
Autor(es): Oliveira, Bruno Silva de
Data do documento: 27-Fev-2023
Orientador: Antônio, Edna Maria Matos
Coorientador: Baptista, Jean Tiago
Resumo: Muitas são as histórias que versam sobre o que hoje compreendemos como comunidade LGBT+ no Brasil, com suas aproximações e especificidades. Esta pesquisa conta e analisa diversas histórias, narrativas sobre formas de violências e resistências no fazer cotidiano de pessoas com suas orientações sexuais e identidades de gênero dissident es. A pesquisa também se debruça em análises sobre as ressignificações de espaços públicos na cidade de Campina Grande – PB, bem como o fazer de novos espaços de sociabilidade de frequência de homossexuais, travestis, lésbicas e bissexuais. A pesquisa faz uso de fontes jornalísticas, o jornal Diário da Borborema, fundado nesta cidade em 1957, e da história oral, entrevistas realizadas com homens homossexua is cisgêneros que viveram nesta cidade entre as décadas de 1970 e 1980. Para a articulação de nossas discussões se fez necessário o estudo de várias obras que tratam desses corpos em contexto de ditadura, bem como produções sobre o regime ditatorial a fim de compreendê-lo juntamente com o modo como essas pessoas, com suas sexualidad es consideradas desviantes, encontravam-se na mira dos aparatos de vigilância e repressão do Estado em estreito diálogo com populares, os quais corroboravam com tais ações. Contribuir com tais discussões nos permite trazer novos apontamentos sobre a temática, além de descentralizar tais produções ao privilegiar nossas investigações numa cidade localizada no interior da Paraíba.
Palavras-chave: História social
Identidade de gênero
Homossexualidade
Campina Grande (PB)
Grupos sociais
Violência contra homossexuais
Memória
LGBT+
Ditadura
Imprensa
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em História
Citação: OLIVEIRA, Bruno Silva de. Táticas, discursos e disputas no fazer cotidiano : corpos dissidentes de gênero e sexualidade na cidade de Campina Grande – PB (1975-1983). 2023. 168 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17688
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNO_SILVA_OLIVEIRA.pdf3,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.