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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17718
Document Type: | Dissertação |
Title: | Abordagem de casos investigativos como uma perspectiva do ensino de Ciências no contexto da escola do campo de uma zona rural do Estado do Piauí |
Authors: | Silva, Gessica Macêdo da |
Issue Date: | 28-Feb-2023 |
Advisor: | Silva, Erivanildo Lopes da |
Resumo : | No tocante ao ensino de ciências, é perceptível a discussão acerca da abordagem adotada em sala de aula para ensinar ciências, haja vista que essa discussão parece ganhar proporções ainda mais desafiadoras quando delimitamos nossos olhares para o ensino formal nas áreas campesinas. Atualmente, tem-se buscado cada vez mais recursos didáticos que proporcionem abordagens, que promovam estratégias de ensino que sejam potencialmente favoráveis para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, visando à formação de estudantes autônomos e críticos para atuarem em sociedade. Assim, a inserção de atividades investigativas (AI) no contexto das escolas do campo pode possibilitar o desenvolvimento da autonomia dos educandos, uma vez que solicitam destes a tomada de decisão frente aos problemas do cotidiano. A partir dessa escolha, participaram da pesquisa dez discentes que estudam na escola situada no campo. Neste contexto, buscamos apresentar um estudo sobre uma investigação acerca da eficácia da utilização de Casos Investigativos (CI) inseridos em uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) acerca de saberes locais relacionados a uma escola do campo do Piauí. Trata-se de uma pesquisa com pilares qualitativa do tipo estudo de caso. Como percurso metodológico para desenvolvimento da Atividade Investigativa adotamos a Design Research, também denominada como pesquisa de desenvolvimento, que se trata de um estudo organizado para a elaboração e planejamento de materiais didáticos. As pesquisas de desenvolvimento no contexto educacional visam produzir soluções baseadas para problemas complexos na prática educacional. Para a construção do material didático, seguimos as seguintes etapas: i) levantamento acerca de temáticas recorrentes na comunidade campesina, de modo a coletar possíveis temas problematizadores; ii) produção do caso investigativo com base nos temas coletados; iii) reestruturação da Sequência de Ensino Investigativo; iv) validação do caso com especialistas da área; v) validação da SEI com especialista em Atividades Investigativas; vi) Reformulação do material didático. O instrumento de coleta de dados utilizado para entender o fenômeno estudado da pesquisa tomou-se a partir da aplicação da SEI, elaborada através das sugestões de Carvalho (2013). A análise dos resultados construídos fora avaliada a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Na discussão dos resultados a partir das avaliações apresentadas no primeiro ciclo de prototipagem, chegamos à conclusão de que a produção textual “O uso de agrotóxicos nas plantações de lavoura” é um caso investigativo e que a SEI apresenta teor investigativo com características que permitem uma abordagem investigativa. As discussões das aulas foram organizadas em categorias as quais foram tratadas e comparadas de acordo com os critérios estabelecidos em cada grupo. Por meio dos resultados, temos a produção do CI inserido em uma SEI, que foi utilizada como ferramenta para iniciarmos as discussões acerca da problemática que o caso trazia em seu contexto, bem como uma análise sobre a atividade prática inserida no Caso Investigativo em relação ao manuseio dos agroquímicos. Em suma, é perceptível que, ao apresentar um problema que parte do cotidiano da comunidade e escola por meio de um Caso investigativo inserido dentro de uma Sequência de Ensino Investigativo, isso proporciona aos discentes a construção do conhecimento, estimulando-os a participar efetivamente do seu processo de ensino aprendizagem. |
Abstract: | When we think about the way Brazilian formal education has been carried out in the area of Basic Education, we realize that understanding the processes and mechanisms involved in this sector is a challenge that forces us to look at complex variables that often require maximum attention to their details and compositions. This issue seems to gain even more dramatic proportions when we delimit our analysis to formal education in rural areas. It is notorious that over the years, the development of new approaches that could be inserted in pedagogical practices and aimed at optimizing teaching work has been sought. This search for didactic resources that enable both the improvement of teaching-learning strategies, as well as the formation of autonomous, critical and reflective students to work in society seems to suffer more and more from political, economic and often ideological. In this sense, investigative activities within the context of the field schools emerge as an approach that enables the development of students' autonomy, since they request their decision-making in the face of problems. This study proposes research into the effectiveness of the use of this method in the context of rural having as education to analyze how the approach of teaching Investigative Cases, inserted in an Investigative Teaching Sequence, can allow the problematization of local knowledge related to a rural school. As a methodological path for the development of the Investigative Activity design Research was adopted also termed as development research. Research in design research in the educational context, aims to produce solutions based on complex problems in educational practice. For the construction of the teaching material, we follow the following steps: I) survey on recurrent themes in the rural community, in order to collect possible problematizing themes;II) production of the investigative case based on the themes collected; III) restructuring of the Investigative Teaching Sequence; IV) case validation with specialists in the field; V) validation of SEI with specialist in Investigative Activities; VI) Reformulation of didactic material. The results constructed were evaluated using the Content Analysis technique. The results constructed were evaluated using the Content Analysis technique. In the discussion of the results from the evaluations presented in the first prototyping cycle we come to the conclusion that textual production "The use of pesticides in crop plantations" it's an investigative case and tha the SEI has an investigative content with characteristics that allows an investigative approach, the discussions of the classes were organized into categories which were treated and compared according to the criteria established in each group. This form, it was observed that when presenting the problem of investigation through an Investigative Case can be an important tool for the performance of cognitive skills in students, as well as realizing the investigative character of the activity, in order to make students have a more active participation in the teaching and learning process. |
Keywords: | Ensino de ciências Educação rural Piauí (PI) Pedagogia crítica Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Caso investigativo Educação do campo Sequência de ensino investigativo Investigative case Field education Investigative teaching sequence |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | SILVA, Gessica Macêdo da. Abordagem de casos investigativos como uma perspectiva do ensino de Ciências no contexto da escola do campo de uma zona rural do Estado do Piauí. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17718 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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