Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17723
Document Type: Dissertação
Title: Metodologias ativas nas práticas pedagógicas durante o ensino remoto emergencial
Authors: Costa, Rafaela Virginia Correia da Silva
Issue Date: 30-Aug-2022
Advisor: Ferrete, Anne Alilma Silva Souza
Resumo : As metodologias ativas têm sido impulsionadas na educação, uma vez que enfatizam abordagens que, durante muito tempo, foram preconizadas por teóricos clássicos que discorreram a respeito de aprendizagens ativas, colaborativas e significativas. Atualmente, na educação básica, observa-se que formações sobre esse tema são ofertadas aos professores para que eles possam ter conhecimento das mais variadas estratégias de ensino, encontrando-se presentes, inclusive, em documentos que norteiam a educação. Tais documentos, fazem alusão a novas formas de ensinar e aprender, destacando características das metodologias ativas, a exemplo da autonomia, do professor mediador e do aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo geral compreender o uso das metodologias ativas e suas potencialidades na educação básica, nas turmas do ensino fundamental final de uma escola pública no município de Tobias Barreto-Sergipe. Para tal, partiu-se das seguintes questões de pesquisa: Quais modelos das metodologias ativas estiveram presentes nas práticas pedagógicas dos professores no ensino remoto emergencial? Como esses modelos potencializaram as práticas pedagógicas? Nesse processo investigativo, tem-se, portanto, como abordagem metodológica uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do estudo de caso. Para a produção dos dados, foram utilizados os seguintes dispositivos: o questionário on-line, a observação e a entrevista narrativa, tendo como pressupostos teóricos para fundamentação deste estudo os trabalhos de Moran (2018; 2019), Bacich (2018), Freire (2020), Berbel (2011), dentre outros. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que propôs debruçar-se na pluralidade dos fenômenos que envolvem o processo de construção de novas formas de aprender e ensinar. Nesse sentido, concluiu-se que os professores já possuem certo conhecimento acerca das metodologias ativas e, inclusive, consideram já fazerem uso de alguns dos seus modelos em determinadas situações. Diante do exposto, evidencia-se a presença das metodologias ativas nas práticas dos professores, durante o ensino remoto emergencial, tendo a problematização da realidade como o ponto de partida mais recorrente. Por conta de tudo isso, acredita-se que estudos futuros, bem como a participação dos professores em formação docente acerca dessa temática, proporcionem melhorias ainda mais significativas na prática pedagógica dos professores e, consequentemente, na aprendizagem de seus alunos.
Abstract: Active methodologies have been pushed in education, since they emphasize approaches that, for a long time, were preconized by classical theorists who spoke about active, collaborative and meaningful learning. Currently, in basic education, teachers are being offered training on this topic so that they can be aware of the most varied teaching strategies, which are also present in documents that lead education. These documents refer to new ways of teaching and learning, highlighting the characteristics of active methodologies, such as autonomy, the mediating teacher and the student as the protagonist of the teaching and learning process. The present study aimed to understand the use of active methodologies and their potentialities in basic education, in the final middle school classes of a public school in the municipality of Tobias Barreto-Sergipe. To this end, the following research questions were posed: Which active methodologies models were present in the pedagogical practices of teachers in emergency remote education? How did these models enhance the pedagogical practices? In this investigative process, we have, therefore, as methodological approach a qualitative research, from the perspective of the case study. For the production of data, the following devices were used: the online questionnaire, observation and narrative interview, having as theoretical assumptions for the foundation of this study the works of Moran (2018; 2019), Bacich (2018), Freire (2020), Berbel (2011), among others. This is, therefore, a research that proposed to dwell on the plurality of phenomena that involve the process of building new ways of learning and teaching. In this sense, it was concluded that teachers already have some knowledge about active methodologies and even consider that they already use some of its models in certain situations. In view of the above, it is evident the presence of active methodologies in the teachers' practices, during emergency remote teaching, having the problematization of reality as the most recurrent starting point. Because of all this, it is believed that future studies, as well as the participation of teachers in teacher training about this theme, will provide even more significant improvements in the pedagogical practice of teachers and, consequently, in the learning of their students.
Keywords: Ensino a distância
Metodologia
Ensino fundamental
Tobias Barreto (SE)
Tecnologia da informação
Professores
Formação de professores
Aprendizagem
Formação de professor
Metodologias ativas
Prática pedagógica
Tecnologias digitais
Teacher training
Active methodologies
Pedagogical practice
Digital technologies
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: COSTA, Rafaela Virginia Correia da Silva. Metodologias ativas nas práticas pedagógicas durante o ensino remoto emergencial. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17723
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELA_VIRGINIA_CORREIA_SILVA_COSTA.pdf3,94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.