Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17779
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de ciências e da matemática na perspectiva inclusiva: um estudo de caso sobre o uso de tecnologia assistiva nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Aracaju/SE |
Autor(es): | Reis, Edelfrancla Gomes dos |
Data do documento: | 28-Fev-2023 |
Orientador: | Charlot, Veleida Anahí da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa tem como questão central saber como os professores de uma escola de Aracaju/SE que adotam práticas da Pedagogia Waldorf utilizam Tecnologias Assistivas para incluir os alunos com deficiência nas aulas de Ciências e Matemática. O objetivo da pesquisa é compreender como os professores relacionam o uso das Tecnologias Assistivas no ensino de Ciências e da Matemática na perspectiva inclusiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola que trabalha com a filosofia Waldorf. A escolha do objeto de estudo surgiu a partir de diálogos obtidos com professores que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os quais consideraram que trabalhar dando assistência aos alunos com e sem deficiência prejudica o andamento do processo na sala de aula regular, além de, por vezes, se sentirem impotentes e não saberem como desenvolver um trabalho inclusivo. A abordagem da pesquisa é qualitativa in loco, de natureza básica estratégica. A investigação é de cunho descritivo. O método de abordagem científico é hipotéticodedutivo. O método de pesquisa adotado é o estudo de caso único intrínseco. A pesquisa está estruturada em três etapas: na primeira, buscou-se relacionar os conceitos que envolvem o ensino de Ciências e da Matemática, a Tecnologia Assistiva e a pedagogia Waldorf, na qual foi feito um levantamento de dados através de documentos da escola, Projeto Político Pedagógico (PPP), Regimento Interno, Plano de Ensino e Plano de Aula, a fim de mapear a quantidade de turmas, alunos matriculados, professores efetivos e substitutos e turmas que tenham alunos com morbidade e/ou deficiência matriculados. Na segunda etapa, observou-se se é possível os professores utilizarem as Tecnologias Assistivas dentro da Pedagogia Waldorf. Para este momento, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: entrevista estruturada, aplicação de questionário e observação sistemática na sala de aula de uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e em outros espaços da escola. Na terceira etapa, pretendeu-se identificar quais Tecnologias Assistivas os professores utilizam em suas práticas educativas no ensino de Ciências e da Matemática com inspiração Waldorf que possibilitam a inclusão dos alunos com e sem morbidades e deficiência, utilizando como fontes de informação e referencial teórico os estudos dos pesquisadores que discutem sobre inclusão, Tecnologia Assistiva, práticas de ensino, formação de professores e Ensino de Ciências e Matemática. Os autores que endossam a pesquisa são: Maria Tereza Mantoan (1997) abordando sobre inclusão; Veleida Anahí Capua da Silva Charlot (2020), Helen Ward e Judith Roden (2009) abordando sobre o Ensino de Ciências e da Matemática; Eromi Izabel Hummel (2015) e Teófilo Galvão Filho (2012) pontuando sobre Tecnologia Assistiva; Tardif (2019) falando de formação docente; e Rudolf Steiner (1900) discutindo a Pedagogia Waldorf. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de Bardin (2016) de Análise de Conteúdo. A investigação compreendeu como os professores materializam nas suas práticas as Tecnologias Assistivas na escola com inspiração na Pedagogia Waldorf e se as Tecnologias Assistivas e a Pedagogia Waldorf se encontram, se transformam ou se complementam. |
Abstract: | The central question of this research is to know how teachers at a school in Aracaju/SE who adopt Waldorf Pedagogy practices, use assistive technologies to include students with disabilities in Science and Mathematics classes. The objective of the research is to understand how teachers relate the use of Assistive Technologies in the teaching of Science and Mathematics from an inclusive perspective in the early years of Elementary Education in a school that works with the Waldorf philosophy. The choice of the object of study arose from dialogues obtained with teachers who teach from the first to the fifth year, in the early years of elementary school, who considered that working giving assistance to students with and without disabilities hinders the progress of the process in the classroom. regular class, in addition to sometimes feeling impotent and not knowing how to develop an inclusive work. The research approach is qualitative, of a basic strategic nature. The investigation is descriptive, in loco. The scientific method of approach is hypothetical-deductive. The adopted research method is the intrinsic single case study. The research is structured in three stages: in the first stage, an attempt was made to relate the concepts that involve the teaching of Science and Mathematics, Assistive Technology and Waldorf pedagogy, in which a survey of data was carried out through school documents, Political Pedagogical Project (PPP), Internal Rules, Teaching Plan and Lesson Plan, in order to map the number of classes, enrolled students, effective and substitute teachers, and classes that have enrolled students with morbidity and/or disability. In the second stage, it was observed whether it is possible for teachers to use Assistive Technologies within Waldorf pedagogy. For this moment, the following data collection instruments were used: structured interview, application of a questionnaire and systematic observation in the classroom of a thirdyear elementary school class and in other areas of the school. In the third stage, it was intended to identify which Assistive Technologies teachers use in their educational practices in the teaching of Science and Mathematics with Waldorf inspiration that enable the inclusion of students with and without morbidities and disabilities, using as sources of information and theoretical reference the studies by researchers who discuss inclusion, assistive technology, teaching practices, teacher training, and science and mathematics teaching. The authors who endorse the research are: Maria Tereza Mantoan (1997), addressing inclusion; Veleida Anahí Capua da Silva Charlot (2020), Helen Ward and Judith Roden (2009) addressing Science and Mathematics Teaching; Eromi Izabel Hummel (2015) and Teófilo Galvão Filho (2012) scoring on Assistive Technology; Tardif (2019), talking about teacher training; and Rudolf Steiner (1900) discussing Waldorf Pedagogy. For data analysis, the technique of Bardin (2016) Content Analysis was used. The investigation understood how teachers materialize assistive technologies in their practices at school inspired by Waldorf pedagogy and whether assistive technologies and Waldorf pedagogy meet, transform or complement each other. |
Palavras-chave: | Ciências Ensino de ciências Matemática Ensino de matemática Pedagogia crítica Educação inclusiva Avaliação Ensino de ciências e matemática Inclusão Pedagogia Waldorf Tecnologia assistiva Evaluation Teaching science and mathematics Inclusion Waldorf Pedagogy Assistive technology |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | REIS, Edelfrancla Gomes dos. O ensino de ciências e da matemática na perspectiva inclusiva: um estudo de caso sobre o uso de tecnologia assistiva nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Aracaju/SE. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17779 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDELFRANCLA_GOMES_REIS.pdf | 4,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.