Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17842
Document Type: Monografia
Title: Uso de mangás no ensino de história : Gen Pés Descalços e a Segunda Guerra Mundial
Authors: Jesus, Mary Hellen Silva de
Issue Date: 24-Nov-2022
Advisor: Mello, Janaina Cardoso de
Resumo : O presente trabalho busca analisar as possibilidades da adoção do mangá no ensino de História, utilizando-se especificamente da obra Gen Pés Descalços para a realização de atividades sobre a Segunda Guerra Mundial. A partir do contexto histórico em que o mangá está inserido, buscou-se fazer uma relação entre o que é apresentado na história e o que realmente aconteceu. Os estudos realizados por Sonia Luyten e outras pesquisas experimentais de diversos autores ofertam questões sobre o uso de mangás e da história em quadrinhos como prática pedagógica. A monografia contém uma seleção das práticas metodológicas, relacionadas ao tema, mais utilizadas no sistema educacional brasileiro, através de um viés crítico-analítico. Na parte direcionada à prática docente são disponibilizadas propostas de atividades pedagógicas no âmbito da História e de forma interdisciplinar, que utilizam do mangá Gen Pés Descalços e o seu conteúdo na Educação Básica. Conclui-se este trabalho afirmando-se a importância da criação de novas metodologias de ensino e as vantagens do uso de mangás e histórias em quadrinhos na educação para um aprendizado mais eficiente, lúdico e dinâmico.
Abstract: The present work seeks to analyze the possibilities of the adoption of the manga in the teaching of History, using specifically the work Barefoot Gen for the performance of activities on the Second World War. From the historical context in which the manga is inserted, we seek to make a relationship between what is presented in the story and what really happened. The studies conducted by Sonia Luyten and other experimental research by several authors offer questions about the use of manga and comics as a pedagogical practice. The monograph contains a selection of methodological practices related to the theme, most used in Brazil's educational system, through a critical-analytical bias. In the part directed to the teaching practice, are presented proposals of pedagogical activities in the field of history and in an interdisciplinary way, which use the manga Gen Barefoot and its content in Basic Education. This work concludes by affirming the importance of creating new teaching methodologies and the advantages of using manga and comics in education for more efficient, playful, and dynamic learning.
Keywords: História
Ensino superior (UFS)
Metodologias de ensino
Mangás
Segunda Guerra Mundial
History teaching
Teaching methodologies
World War II
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citation: Jesus, Mary Hellen Silva de. Uso de mangás no ensino de história : Gen Pés Descalços e a Segunda Guerra Mundial. São Cristóvão, 2021. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17842
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mary_Hellen_Silva_Jesus.pdf5,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.