Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1797
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Ciências e Geografia no ensino fundamental: aspecto globalizador e relação dos saberes |
Autor(es): | Vasconcelos, Carlos Alberto de |
Data do documento: | Set-2010 |
Abstract: | A educação formal apresenta uma notável fragmentação do conhecimento. Isto é evidenciado na forma disciplinar e linear como os currículos escolares estão organizados, nos quais cada disciplina é um compartimento estanque, não se correlacionando com outras, bem como a prática pedagógica exercida pelos professores. De certa forma, isto dificulta a compreensão, pelo aluno, do conhecimento como um todo. Diante do exposto, este esboço tem como foco principal a análise de situações de ensino geradas a partir de uma proposta com aspecto globalizador, envolvendo o ensino de Ciências e Geografia, especificamente nas séries iniciais do ensino fundamental. Deparamo-nos com docentes que não receberam em seus cursos de formação suporte teórico necessário para trabalharem com situações de ensino que transcendem a visão tradicional e demonstravam visão limitada do que seus alunos precisavam aprender._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: La educación formal presenta una notable fragmentación del conocimiento. Esto es evidenciado en la forma disciplinar y linear como los currículos escolares están organizados, en los cuales cada disciplina es un compartimiento estanque, no se correlacionando con otras, bien como la práctica pedagógica ejercida por los profesores. De cierta manera, esto dificulta la compresión, por el alumno, del conocimiento como un todo. Delante de lo expuesto, este esbozo tiene con aspecto globalizador, que envuelve la enseñanza de Ciencias y Geografía, específicamente en las series iniciales de la enseñanza fundamental. Nos deparamos con docentes, que no reciben en sus cursos de formación suporte teórico necesario para trabajaren con situaciones de enseñanza que rompe la visión tradicional y demuestran visión limitada de lo que sus alumnos necesitan aprender. |
Palavras-chave: | Ciências Geografia Ensino fundamental Ensino de ciências Ciências Geografía Enseñanza fundamental Enseñanza de ciencias |
ISSN: | 1982-3657 |
Instituição/Editora: | Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - UFS |
Citação: | VASCONCELOS, C. A. Ciências e Geografia no ensino fundamental: aspecto globalizador e relação dos saberes. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - UFS, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/eixo_05/E5-12.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2016. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1797 |
Aparece nas coleções: | DEDI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CienciasGeografiaGlobalizador.pdf | 182,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.