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Document Type: Monografia
Title: Marketing na era digital no setor bancário: a gestão da marca BANESE na percepção do cliente
Authors: Santos, Bruna Souza
Issue Date: 5-May-2023
Advisor: Perone, Valdenira Meneses de Andrade
Resumo : O presente trabalho teve como objetivo analisar como o Banco do Estado de Sergipe gerencia sua marca em ambiente digital na percepção do cliente. Quanto aos aspectos metodológicos, esta pesquisa se classifica como quantitativa de caráter exploratória e descritiva. Sendo operacionalizada por meio de um survey com questionário, aplicado a uma amostra de 112 clientes do Banese. A análise dos dados coletados se deu por meio de estatística descritiva processada por meio de Software Excel. Os resultados identificaram que a maioria dos respondentes são do sexo feminino, possuem de 25 a 34 anos de idade, com nível superior ou pós-graduação, funcionários públicos e clientes do Banese há mais de 10 anos. Além disso, os potenciais diferenciais competitivos da marca Banese, na percepção do cliente, estão relacionados à prestação de serviços que simplificam a vida dos clientes e ao comprometimento com a valorização da cultura sergipana e uma melhor compreensão das necessidades dos clientes locais. Os esforços da marca foram observados por meio das variáveis brand equity de Aaker (1998) -lealdade à marca, conhecimento da marca, qualidade percebida e associações da marca, sendo a qualidade percebida avaliada por meio das dimensões de qualidade de serviço de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988). Foi identificada a predominância do acesso a marca Banese via dispositivo móvel (celular), os clientes preferem os canais diretos do Banese para fazer elogios ou reclamações. Foram identificadas as principais estratégias de marketing digital adotadas pelo Banese na percepção do cliente, incluindo presença digital própria, mobile marketing, social media marketing e marketing de conteúdo. Foi observado que a presença digital gratuita é relevante, uma vez que os clientes levam em consideração as opiniões e recomendações de outros clientes nas redes sociais na hora de escolher serviços bancários. No entanto, foram identificadas algumas estratégias que não são exploradas na percepção do cliente, como o e-mail marketing, presença digital paga e omnichannel
Abstract: The present study aimed to analyze how the State Bank of Sergipe manages its brand in the digital environment from the customer's perception. In terms of methodological aspects, this research is classified as quantitative, exploratory, and descriptive. It was operationalized through a survey with a questionnaire, administered to a sample of 112 Banese customers. The analysis of the collected data was conducted using descriptive statistics processed with Excel software. The results identified that most respondents are female, aged between 25 and 34 years old, with a higher education or postgraduate degree, public employees, and customers of Banese for more than 10 years. Furthermore, the potential competitive advantages of the Banese brand, according to customer perception, are related to providing services that simplify customers' lives and the commitment to the valorization of Sergipe's culture, as well as a better understanding of the needs of local customers. The brand's efforts were observed through Aaker's (1998) brand equity variables - brand loyalty, brand awareness, perceived quality, and brand associations, with perceived quality being evaluated through Parasuraman, Zeithaml, and Berry's (1988) service quality dimensions. The predominance of accessing the Banese brand through mobile devices (cellphones) was identified, and customers prefer Banese's direct channels for giving compliments or filing complaints. The main digital marketing strategies adopted by Banese, according to customer perception, were identified, including owning a digital presence, mobile marketing, social media marketing, and content marketing. It was observed that free digital presence is relevant, as customers take into consideration the opinions and recommendations of other customers on social media when choosing banking services. However, some strategies were identified that are not explored from the customer's perception, such as email marketing, paid digital presence, and omnichannel.
Keywords: Marketing - Administração
Marketing bancário
Marketing de serviços
Marketing - Administration
Bank marketing
Services marketing
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DACI - Departamento de Administração – Itabaiana - Presencial
Citation: SANTOS, Bruna Souza. Marketing na era digital no setor bancário: a gestão da marca BANESE na percepção do cliente. Itabaiana: 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18001
Appears in Collections:Administração

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