Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18071
Tipo de Documento: Dissertação
Título: As simulações educacionais no ensino de Física : aplicando uma UEPS sobre a primeira Lei da Termodinâmica utilizando a abordagem POE
Autor(es): Souza, Fernando de Jesus
Data do documento: 7-Jun-2023
Orientador: Ribeiro, Tiago Nery
Resumo: A termodinâmica integra o estudo das leis que regem as relações entre calor, trabalho e outras formas de energia, sobre tais conceitos os alunos do ensino médio apresentam concepções alternativas, o que dificulta a aprendizagem e torna o Ensino de Física mais desafiador. Desse modo, o uso de técnicas de ensino mais colaborativos que permitam a participação ativa dos estudantes é uma maneira de elevar os níveis de aprendizado. Em vista disso, este trabalho objetivou investigar a evolução conceitual sobre a primeira lei da termodinâmica dos alunos do 2º ano do ensino médio a partir de simulações educativas com método POE (prever, observar, explicar) em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). O estudo foi realizado em uma escola da rede estadual de Poço Verde/SE, utilizando-se assim, da abordagem qualitativa e estudo de caso. Os resultados demonstraram que a aplicação da UEPS, com o uso e manuseio das simulações e o método POE, aumentou o engajamento da turma e os envolveu em todo o processo de aprendizagem, motivando a realizar todas as etapas na busca do confronto de hipóteses. Podemos então concluir que a UEPS com uso de simulações com método POE sobre a primeira lei da termodinâmica, desenvolvida e aplicada durante esta pesquisa pode ser uma possibilidade para o ensino de física e elevar a aprendizagem significativa de conceitos da termodinâmica.
Abstract: Thermodynamics integrates the study of the laws that govern the relationships between heat, work and other forms of energy, about such concepts high school students present alternative conceptions that do not always match the scientific explanation of the terms, which makes learning difficult and makes the most challenging Physics Teaching. Thus, the use of more collaborative teaching techniques that allow the active participation of students is a way to raise learning levels. In view of this, this work aimed to investigate the conceptual evolution of the first law of thermodynamics of students in the 2nd year of high school based on educational simulations with the POE method (predict, observe, explain) in a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS). The study was carried out in a state school in Poço Verde/SE, using a qualitative approach and a case study. The results showed that the application of the UEPS, with the use and handling of the simulations and the POE method, increased the class's engagement and involved them in the entire learning process, motivating them to carry out all the steps in the search for the confrontation of hypotheses. We can therefore conclude that UEPS with the use of simulations with the POE method on the first law of thermodynamics, developed and applied during this research, can be a possibility for teaching physics and increasing the significant learning of thermodynamics concepts.
Palavras-chave: Educação
Física (Ensino médio)
Estratégias de aprendizagem
Termodinâmica
Simulações
Engajamento
Aprendizagem significativa
Thermodynamics
Simulations
Engagement
Meaningful learning
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SOUZA, Fernando de Jesus. As simulações educacionais no ensino de Física : aplicando uma UEPS sobre a primeira Lei da Termodinâmica utilizando a abordagem POE. 2023. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18071
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO_JESUS_SOUZA.pdf4,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.