Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18144
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Uma metodologia ativa de ensino voltada ao ensino de história nos colegios publicos : Learning, Think, and do Yourself (LTD) |
Autor(es): | Almeida, Igor Trindade de |
Data do documento: | 28-Fev-2022 |
Orientador: | Malaquias, Carlos de Oliveira |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de solucionar inúmeros problemas encontrados nos colégios públicos, sendo referente ao ensino de história nestas instituições. Por meio da analise da realidade educacional encontrada pelos professores, concluiu que a solução para tais problemas estavam nas novas praticas de ensino, conhecidas como “Metodologias Ativas de Ensino”. Contudo, tais metodologias, criadas numa realidade empresarial, eram completamente distintas da realidade do ensino publico brasileiro, criando uma discrepância preocupante entre aquilo que o método pregava, e aquilo que era realizado. Decidiu-se, portanto, que a melhor solução para tal caso era a criação de uma metodologia totalmente nova, criada desde o principio a realidade brasileira. Neste trabalho, apresentam-se três pontos, a justificação teórica para a necessidade da criação de uma nova metodologia, em detrimento das já existentes; em que, analisando criticamente inúmeros trabalhos de metodologias ativas realizadas em nossa realidade nacional, no ensino publico, definimos os erros e acertos, até que concluímos a necessidade da criação de um novo método. O segundo ponto apresentado fora à teorização do método, todos os passos necessários para sua aplicação, atrelados a justificativa de cada ponto. O ultimo fora a apresentação do resultado da aplicação do método ativo LTD num colégio publico estadual do interior do estado de Sergipe, elencando-se com isso sua efetividade real enquanto modelo alternativo de ensino. |
Palavras-chave: | História Ensino superior (UFS) Metodologias de ensino LTD Ensino de história Ensino público |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Almeida, Igor Trindade de. Uma metodologia ativa de ensino voltada ao ensino de história nos colégios públicos : Learning, Think, and do Yourself (LTD). São Cristóvão, 2021. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18144 |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Igor_Trindade_Almeida.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.