Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18171
Tipo de Documento: Monografia
Título : Validação de cenário de simulação realística no ensino do processo de enfermagem durante a construção de plano de alta para pacientes com síndrome pós covid
Autor : Leite, Anne Hellen Brito
Diniz, Marina Santana
Fecha de publicación : 2022
Director(a): Pinto, Flávia Janólio Costacurta da Silva
Resumen: Resumo: Introdução: Este estudo tem por objetivo validar um cenário de simulação para o ensino do processo de enfermagem durante a construção de plano de alta para pacientes acometidos com a síndrome pós covid, através da validação de conteúdo e aparência realizada por um grupo de juízes especialistas no tema. Metodologia: Estudo metodológico, desenvolvido em um hospital de ensino da rede pública do estado de Sergipe, no período de janeiro a maio de 2022. O cenário de simulação realística foi construído de acordo com o estabelecido pelo INACSL Standards of Best Practice (2016), após pesquisa bibliográfica nas bases de dados e pesquisa documental. A escolha do corpo de juízes especialistas foi intencional e por conveniência. Resultados: Conforme I-CVI e teste binomial aplicado observa-se que apenas o item de número onze, “as seções estão organizadas”, do domínio “estrutura e apresentação” não foi aprovado. Os demais itens apresentaram aprovação com valor mínimo de 0,571 pelos juízes especialistas, considerado estatíticamente equivalente ao IVC= 0,80, devido ao número reduzido da amostra. Ao total (S-CVI/AVE), foi observado um percentual de aprovação de 70% na dimensão “Objetivo”, e 69% nas dimensões ``Estrutura e apresentação ́ ́ e “Relevância”. Conclusão: Há carência de estudos nas áreas abordadas, o que justifica a continuação do trabalho através das correções propostas pelos juízes especialistas seguida de um novo ciclo de validação até que se obtenha o cenário validado com IVC >/=0,80.
Resumen : enfermagem; Abstract: Introduction: This study aims to validate a simulation scenario for the teaching of the nursing process during the construction of a discharge plan for patients with post-covid syndrome, through the validation of content and appearance performed by a group of judges. experts on the topic. Methodology: Methodological study, developed in a public teaching hospital in the state of Sergipe, from January to May 2022. The realistic simulation scenario was built according to the INACSL Standards of Best Practice (2016), after bibliographic research in the databases and documental research. The choice of expert judges was intentional and for convenience. Results: According to the I-CVI and applied binomial test, it is observed that only item number eleven, “the sections are organized”, of the domain “structure and presentation” was not approved. The other items were approved with a minimum value of 0.571 by the expert judges, considered statistically equivalent to the CVI = 0.80, due to the small number of the sample. In total (S-CVI/AVE), an approval percentage of 70% was observed in the “Objective” dimension, and 69% in the ``Structure and presentation ́ ́ and “Relevance” dimensions. Conclusion: There is a lack of studies in the areas addressed, which justifies the continuation of the work through the corrections proposed by the expert judges, followed by a new validation cycle until the validated scenario is obtained with CVI >/=0.80.
Palabras clave : Simulação realística
Processo de enfermagem
Plano de alta
Síndrome pós covid
Educação em enfermagem
Realistic simulation
Nursing process
High plan
Post covid syndrome
Nursing education
Área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEN - Departamento de Enfermagem – Aracaju - Presencial
Citación : LEITE, Anne Hellen Brito; DINIZ, Marina Santana. Validação de cenário de simulação realística no ensino do processo de enfermagem durante a construção de plano de alta para pacientes com síndrome pós covid. 2022. 14f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2022.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18171
Aparece en las colecciones: Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Anne_Hellen_Leite_e_Marina_Diniz.pdf589,87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.