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Tipo de Documento: Monografia
Título : Implicações da transformação digital nos pequenos negócios do ramo alimentício diante da pandemia COVID-19
Autor : Costa, Jalisson Tavares
Fecha de publicación : 30-ago-2021
Director(a): Barbosa, Marcos Antônio de Souza
Resumen: A economia passa por constantes mudanças decorrentes da pandemia COVID-19 iniciada no final de 2019 e que persiste com as suas variantes, mesmo em um cenário de vacinação. Objetivando a contenção da proliferação do vírus, medidas de isolamento social e distanciamento físico foram adotadas pelo governo Federal, Estadual e Municipal. Com isso, os setores que necessitavam do contato físico com o cliente/consumidor ficaram impossibilitados de funcionar regularmente. Dentre os mais impactados estão as empresas classificadas em restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas. Em resposta a este cenário, essas empresas necessitaram adaptar regras de negócios, ajustando os processos internos de fabricação e entrega, ampliando os canais de comunicação por meio da tecnologia em rede, e utilizando novas estratégias de divulgação dos serviços prestados. Esta pesquisa buscou analisar as implicações das tecnologias em rede no processo de remodelagem de negócios e no processo de transformação digital das empresas do ramo alimentício durante o período de pandemia na cidade de Itabaiana, Sergipe. Dentre os objetivos específicos, destacase a identificação de plataformas digitais, as implicações das tecnologias de rede no processo de remodelagem de negócio e a compreensão dos processos de transformação digital. Trata-se de uma pesquisa aplicada, explicativa e qualitativa. Para alcançar os objetivos, foi realizada entrevista semiestruturada com sete empresas. Os dados coletados foram analisados criteriosamente utilizando a Análise Temática, onde emergiram os temas: “Dança dos negócios” e “Contatos não tão imediatos”. Dentre os resultados alcançados, foi identificado a ampliação dos canais de atendimento por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, aplicativos de marketplace e as redes sociais. Da mesma maneira que a tecnologia trouxe vantagens, também trouxe desvantagens para o processo de remodelagem do negócio de transformação digital. Por fim, notou-se que a pandemia COVID-19 atuou como um catalizador externo influenciando na inserção e na valorização da tecnologia no negócio, com ou sem a aceitação dos proprietários.
Resumen : The economy is undergoing constant changes resulting from the COVID-19 pandemic defined at the end of 2019 and which persists with its variants, even in a vaccination scenario. Aiming to contain the spread of the virus, measures of social isolation and physical distance were adopted by the Federal, State and Municipal governments. With this, the sectors that needed physical contact with the client / known consumer were unable to function regularly. Among the most impacted are companies classified in restaurants and other food and beverage services. In response to this scenario, these companies needed to adapt business rules, adjusting internal manufacturing and delivery processes, expanding communication channels through network technology, and using new strategies to disseminate the services provided. This research sought to analyze the result of network technologies in the business remodeling process and in the digital transformation process of companies in the food industry during the pandemic period in the city of Itabaiana, Sergipe. Among the specific objectives, the identification of digital platforms stands out, as a result of network technologies in the business remodeling process and the understanding of digital transformation processes. It is an applied, explanatory and qualitative research. To achieve the objectives, a semi-structured interview was carried out with seven companies. The collected data were carefully formed using a Thematic Analysis, where the following themes emerged: “Business dance” and “Not so immediate contacts”. Among the results achieved, the expansion of service channels through instant messaging applications, marketplace applications and social networks was identified. In the same way that technology has brought advantages, it has also brought disadvantages to the process of reshaping the digital transformation business. Finally, it was noted that a COVID-19 pandemic acted as an external catalyst influencing the insertion and valorization of technology in the business, with or without the acceptance of the owners.
Palabras clave : Administração
Rede de computadores
Cultura organizacional
Administration
Computer network
Organizational culture
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DACI - Departamento de Administração – Itabaiana - Presencial
Citación : COSTA, Jalisson Tavares. Implicações da transformação digital nos pequenos negócios do ramo alimentício diante da pandemia COVID-19. Itabaiana: 2021. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2021.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18205
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