Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18283
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Sequência didática: multiletramentos na EJA: uma proposta de ampliação da competência leitora com a obra Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus
Authors: Oliveira, Shirley Ornelas
Issue Date: 2023
Advisor: Almeida, Laura Camila Braz de
Resumo : O Objetivo deste trabalho é contribuir com a ampliação da competência leitora, pelo viés dos multiletramentos que, segundo Rojo (2009), procura desenvolver caminhos para o ensino e a aprendizagem de forma que a leitura e a escrita estejam inseridas nas diversas práticas sociais da linguagem e dos textos em circulação, nos seus mais variados suportes, principalmente os virtuais, multimodais. Com o intuito de que eles percebam como a leitura pode ser prazerosa, dinâmica, motivacional e com uma aprendizagem efetiva, principalmente quando se estabelece uma relação entre o lido e o vivido, a obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada, da escritora Carolina Maria de Jesus foi escolhida como base para este trabalho. Através da leitura do livro, é possível abordar diversas temáticas relevantes, que ajudam os alunos a compreender melhor a realidade social e política do Brasil, a luta pelos seus direitos e a desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre o mundo.
Keywords: Letramento
Leitura
Educação de jovens e adultos (EJA)
Letramento literário
Multiletramentos
Competência leitora
Diário
Diário de leitura
Carolina Maria de Jesus
Is part of: Multiletramentos na EJA: uma proposta de ampliação da competência leitora com a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus (Dissertação)
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18283
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SHIRLEY_ORNELAS_OLIVEIRA-SeqDidatica.pdf6,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.