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Tipo de Documento: Monografia
Título : Perspectivas acerca do uso do brincar na formação de Terapia Ocupacional
Otros títulos : Perspectives on the use of play in occupational therapy training
Autor : Castro, Janaína da Cruz
Fecha de publicación : jun-2023
Director(a): Soares, Taís Bracher Annoroso
Resumen: Considerado uma das nove categorias da ocupação previstas pela Associação Americana de Terapia Ocupacional-AOTA (2015), o brincar é descrito como uma das principais ocupações referentes às infâncias, por sua vez, é tido como objeto de estudo na comunidade acadêmica do stricto sensu, em virtude de sua aplicabilidade na prática. Objetivo: Compreender as abordagens acerca do brincar na formação em Terapia Ocupacional, e como isso vem repercutindo no processo de construção do raciocínio profissional em diferentes contextos de atuação. Método: Foi realizado através de revisão integrativa da literatura, a fim de reunir as produções de conhecimento já existentes acerca do tema. Resultados e Discussões: Foram selecionados inicialmente 30 trabalhos, dos quais foram excluídos 16, após aplicação dos critérios de inclusão, restando assim um número final de 14 trabalhos, sendo estes: 11 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado, que contemplaram a proposta da pesquisa. Considerações finais: Observou-se que as produções de conhecimento que vem compondo o acervo sobre o brincar na Terapia Ocupacional tem sido diversificado, ao passo que traz contribuições acerca do tema com diferentes atores sociais inseridos em diferentes contextos.
Resumen : Considered one of the nine categories of occupation provided for by the American Association of Occupational Therapy-AOTA (2015), playing is described as nos of the main occupations related to childhood, in turn, it is considered na object of study in the stricto sensu academic community, due to its applicability in practice. Goal: Understanding the approaches to playing in Occupational Therapy training, and how this has had repercussions on the construction process of professional reasoning in different contexts. Method: It was carried out through na integrative literature review, in order to gather the existing productions of knowledge on the subject. Results and discussions: Initially, 30 works were selected, of which 16 were excluded, after applying the inclusion criteria, thus leaving a final number of 14 works, namely: 11 master’s thesses and 3 doctoral theses, which contemplated the research proposal. Final considerations: It was observed that the production of knowledge that has been composing the collection on playing in Occupational Therapy has been diversified, while it brings contributions on the subject with different social actors inserted in different contexts.
Palabras clave : Terapia ocupacional
Brincadeiras
Brinquedos
Brincar
Occupational Therapy
Play
Toy
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencial
Citación : CASTRO, Janaína da Cruz. Perspectivas acerca do uso do brincar na formação de Terapia Ocupacional. Lagarto, 2023. Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional) - Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18347
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