Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18374
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Implementação de aulas fisicamente ativas e pausas ativas em escolas de Aracaju
Autor : Silva, Marcel Belitardo da
Fecha de publicación : 21-ago-2023
Director(a): Silva, Danilo Rodrigues Pereira da
Resumen: O projeto Erguer/Aracaju tem como proposta acompanhar a evolução cognitiva e do desempenho acadêmico, bem como, a diminuição do comportamento sedentário dos alunos através do movimento nas aulas. Participaram do estudo seis escolas (181 crianças dos primeiros anos do ensino fundamental). As escolas estão divididas em grupos de aulas fisicamente ativas e pausas ativas e grupo controle. Para a construção desse trabalho, utilizou-se informações empíricas a partir da coleta de dados, das reuniões semanais da equipe de pesquisa, dos diários de campo dos estagiários, filmagens das intervenções e capacitação dos professores. Já a análise foi realizada por meio de entrevistas e grupos focais. Os desafios na implementação do projeto estão na operacionalização das coletas e a integração com a agenda e demais atividades das escolas. A disponibilidade de tempo dos professores para a participação em ações de formação continuada também se apresenta como barreira. Observamos uma boa aceitação do projeto por parte dos diretores, professores e alunos, com perspectiva de continuidade.
Resumen : The Erguer/Aracaju project aims to monitor the cognitive evolution and academic performance, as well as the reduction of students' sedentary behavior through movement in class. Six schools participated in the study (181 children from the first years of elementary school). Schools are divided into groups of physically active classes and active breaks and control group. For the construction of this work, empirical information was used from data collection, weekly meetings of the research team, interns' field diaries, filming of interventions and teacher training. The analysis was carried out through interviews and focus groups. The challenges in implementing the project are in the operationalization of collections and integration with the agenda and other activities of the schools. Teachers' availability of time to participate in continuing education actions is also a barrier. We observed a good acceptance of the project by principals, teachers and students, with a perspective of continuity.
Palabras clave : Educação física
Estudantes do ensino fundamental
Aracaju (SE)
Prática de ensino
Exercícios físicos
Escolares
Aulas com movimento
Aprendizagem
Schoolchildren
Classes with movement
Learning
Área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação Física
Citación : SILVA, Marcel Belitardo da. Implementação de aulas fisicamente ativas e pausas ativas em escolas de Aracaju. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18374
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARCEL_BELITARDO_SILVA.pdf2,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.