Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18387
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Gestão da informação e ações de marketing como estratégias para otimizar as atividades da Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo do Instituto Federal de Sergipe
Autor : Fonseca, Juliana Soares da
Fecha de publicación : 17-ago-2023
Director(a): Araújo, Alessandra dos Santos
Resumen: A pesquisa examina a aplicação de estratégias e produtos de marketing na gestão de arquivos, com foco no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Integrar abordagens de marketing na gestão permite aumentar a visibilidade dos produtos e serviços, mesmo em organizações sem fins lucrativos, como o IFS. O objetivo deste estudo é aprimorar as operações internas e externas ao utilizar o marketing como uma ferramenta de comunicação promocional para os serviços e produtos oferecidos pela Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA) do IFS, visando estabelecer conexões mais sólidas com os usuários/clientes. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa com um enfoque exploratório-descritivo, utilizando um estudo de caso como método. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa documental, análise de relatórios anuais da coordenação geral e uma entrevista semiestruturada com a coordenadora geral. A análise dos dados revelou que a CGPA já implementa algumas práticas consideradas estratégias de marketing. A aplicação efetiva dessas técnicas proporciona uma vantagem competitiva por meio do uso de dispositivos que contribuem para a divulgação dos produtos e serviços arquivísticos, aumentando o reconhecimento do arquivo e influenciando as decisões do público. Como resultado do estudo, foi criado um "Vídeo Institucional" para ampliar a visibilidade da CGPA, destacando suas atividades e promovendo suas ações. Além de ser uma ferramenta poderosa de comunicação audiovisual, o vídeo visa melhorar o acesso às informações sobre a coordenação geral, fortalecendo os relacionamentos com os clientes, que são o foco deste trabalho. Espera-se que essa iniciativa inspire a CGPA a diversificar suas atividades, não concentrando a maioria das estratégias no Memorial, e que outras instituições considerem abordagens semelhantes para desenvolver novas estratégias e construir relações de fidelidade com seus públicos.
Resumen : The present research is about the application of strategies and products of marketing in archive management, whose focus is on the Federal Institute of Sergipe (IFS). Integrating marketing approaches into management enables to increase the visibility of products and services, even in non-profit organizations like the IFS. The objective of this study is to improve internal and external operations when uses marketing as a promotional communication tool to the services and products offered by the General Coordination of Protocol and Archive (CGPA) of the IFS, aiming to establish stronger connections with users/ clients. For that, it is adopted a qualitative approach with exploratory and descriptive focus and it is used a case study as method. The methodological procedures include document research, analysis of annual reports of the general coordination and a semi-structured interview wiht the general coordinator. The data analysis revealed that the CGPA has adopted some practices considered as marketing strategies. The effective application of these techniques propitiates a competitive advantage by means of the use of dispositive which contributes for the divulgation of archival products and services, increasing the recognition of archive and influencing public decisions. As a result of the study, it was created an “institutional video” to amplify the visibility of the CGPA, highlighting its activities and promoting its actions. Besides being a powerful tool of audiovisual communication, the video is aimed to improve the access to information about the general coordination, strengthening relationships with its clients, who are the focus of the present study. It is hoped that this initiative inspire the CGPA in order to diversify its activities instead of concentrating most of its strategies in the Memorial. It is also hoped that other institutions consider similar approaches to develop new strategies and to build fidelity relationships with their clients that are the focus of the present study.
Palabras clave : Gestão da informação
Marketing
Arquivo
Instituto Federal de Sergipe (IFS)
Information management
Marketing
Archive
Federal Institute of Sergipe
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citación : FONSECA, Juliana Soares da. Gestão da informação e ações de marketing como estratégias para otimizar as atividades da Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo do Instituto Federal de Sergipe. 2023. 121 f. (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18387
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JULIANA_SOARES_FONSECA.pdf4,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.