Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1842
Tipo de Documento: Artigo
Título: Novas perspectivas para uma sistematização das teorias do jornalismo
Autor(es): Franciscato, Carlos Eduardo
Data do documento: Dez-2015
Abstract: Os estudos sobre jornalismo possuem pelo menos um século de produção científica regular, embora seu lugar no universo acadêmico dependa ainda de disputas institucionais e sofra questionamentos sobre sua constituição como quadro teórico, disciplina ou campo de estudos. Se, por um lado, a discussão tem raízes epistemológicas a respeito dos elementos que dão solidez, densidade e convergência a teorias no tratamento de um fenômeno específico, é possível também conduzir esta reflexão olhando para a constituição e configuração histórica desses estudos. A proposta deste artigo é fazer um duplo movimento de leitura dessa obra intelectual sobre o jornalismo: primeiro, entender esse movimento histórico, suas raízes e trajetórias; depois, considerar uma perspectiva contemporânea, tomando por base questões sobre sua disciplinaridade. Este é um trabalho de caráter dedutivo, operando uma sistematização teórico-conceitual de tendências e traços de caráter mais geral desses estudos, com base em uma bibliografia de referência em jornalismo.
Palavras-chave: Teorias do jornalismo
História da ciência
Disciplinaridade
Campo científico
Progresso científico
ISSN: 1807-8583
Instituição/Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citação: FRANCISCATO, C. E. Novas perspectivas para uma sistematização das teorias do jornalismo. Intexto, Porto Alegre, n. 34, set./dez. 2015. Edição especial. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/intexto/article/view/58516>. Acesso em: 11 out. 2016.
Licença: Creative Commons Attribution 3.0 License
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1842
Aparece nas coleções:DCOS - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PerspectivasSistematizacaoJornalismo.pdf883,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.