Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18450
Document Type: Dissertação
Title: Sobrecarga de informação durante a pandemia da covid-19 e seu impacto na saúde mental de médicos recém-formados e estudantes de medicina
Authors: Santos, Sérgio Ricardo Alves dos
Issue Date: 2022
Advisor: Cipolotti, Rosana
Resumo : INTRODUÇÃO: A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 afetou o cotidiano de indivíduos em todo o mundo. Nesse contexto, o alto fluxo de informação acerca da COVID-19 tem apresentado efeitos negativos pela sobrecarga de informação. OBJETIVOS: Avaliar o impacto da sobrecarga de informação a respeito da COVID- 19 na saúde mental de estudantes de medicina e médicos recém-formados. METODOLOGIA: Estudo analítico observacional transversal realizado na primeira quinzena de abril de 2020. Inicialmente, todos os estudantes do último ano do curso de Medicina e egressos de 2018 a 2020 das três escolas de medicina do estado de Sergipe foram convocados a responder um formulário eletrônico referente ao impacto decorrente da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 na sua saúde mental. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe. RESULTADOS: Para o presente estudo foram convidados 1.000 indivíduos, a amostra que respondeu ao formulário foi composta de 335 pessoas, sendo 210 internos e 119 médicos recém- formados. Destes participantes, 88,9% relataram exposição a sobrecarga de informação sobre COVID-19, 71,6% informaram sentir ansiedade por excesso de informações sobre o assunto. Apesar disso, 51,6 % relataram não ter informações suficientes a respeito do tema. CONCLUSÃO: Houve sobrecarga de informação acerca da COVID-19 no início da pandemia, com repercussão na saúde mental de estudantes de medicina e médicos recém-formados.
Abstract: INTRODUCTION: The pandemic caused by SARS-CoV-2 has affected the daily lives of individuals around the world. In this context, the high flow of information about COVID-19 has had negative effects due to information overload. OBJECTIVES: To assess the impact of information overload about COVID-19 on the mental health of medical students and newly graduated physicians. METHODOLOGY: Cross- sectional observational analytical study carried out in the first half of April 2020. Initially, all students in the final year of the Medicine course and graduates from 2018 to 2020 from the three medical schools in the state of Sergipe were invited to respond to an electronic form regarding the impact of the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus on their mental health. This research was approved by the Ethics Committee in Research Involving Human Beings of the Federal University of Sergipe. RESULTS: For the the present study, a population of 1,000 individuals were invited. Of these participants, 88.9% reported exposure to information overload about COVID-19, 71.6% reported feeling anxiety due to excess information on the subject. Despite this, 51.6% reported not having enough information on the subject. CONCLUSION: There was an overload of information about COVID-19 at the beginning of the pandemic, with repercussions on the mental health of medical students and newly graduated doctors.
Keywords: COVID-19
Infodemia
Saúde mental
Médicos
Estudantes de medicina
COVID-19
Infodemic
Mental health
Medical students
Doctors
Subject CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citation: SANTOS, Sérgio Ricardo Alves dos. Sobrecarga de informação durante a pandemia da covid-19 e seu impacto na saúde mental de médicos recém-formados e estudantes de medicina. 2022. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2022.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18450
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sergio_Santos.pdf814,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.