Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18476
Document Type: Dissertação
Title: Atenção seletiva e teoria dos campos conceituais: articulação para a aprendizagem da noção de relações métricas no triângulo retângulo
Authors: Santana, Joalisson Bahia
Issue Date: 27-Mar-2023
Advisor: Fonseca, Laerte Silva da
Resumo : O objetivo desta pesquisa foi elaborar uma sequência didática com potencial de mobilizar a atenção seletiva dos alunos, para o desenvolvimento da aprendizagem da noção de relações métricas no triângulo retângulo. Para isto, teve-se suporte metodológico na Engenharia Didática Clássica (EDC) de Artigue (1996), a saber: com as etapas de Análises Preliminares e Concepção e Análise a Priori. Através da primeira etapa, foi possível estabelecer os obstáculos epistemológicos associados à construção histórica do conhecimento das relações métricas no triângulo retângulo, os obstáculos para seu ensino e aprendizagem em sala de aula, as competências previstas por documentos normativos para a educação, bem como as estratégias propostas pelos livros didáticos. Mediante os dados desta análise, foi possível estabelecer como suporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) e o constructo da atenção seletiva com o modelo da Teoria da Busca Guiada (TBG), para a elaboração de ações didáticas que tenham o potencial de mobilizar o foco atencional e proporcionar o desenvolvimento do campo conceitual das relações métricas. Na etapa de Concepção e Análise a Priori, foram traçados os cinco momentos para a sequência didática, com a descrição dos seus objetivos e importância, além das predições de comportamentos esperados que correspondem a uma efetivação da aprendizagem. Foram elaboradas duas matrizes de referência para a análise de aspectos de testes baseados na TBG e aspectos gerais das atividades da sequência didática, as quais foram utilizadas para a validação interna da sequência, feita através da aplicação de um questionário. Constatou-se que a sequência didática proposta tem o potencial de mobilizar a atenção seletiva para o desenvolvimento da aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo, por propor dinâmicas com diversos recursos e diferentes tipos de situações em que esse conceito pode ser empregado. Evidenciaram-se algumas articulações entre a Neurociência Cognitiva e a Didática da Matemática através do planejamento das situações didáticas, ao privilegiar o funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem.
Abstract: The objective of this research was to elaborate a didactic sequence with the potential to mobilize the students' selective attention, for the development of learning the notion of metric relations in the right triangle. For this, there is methodological support in Classic Didactic Engineering (CDE) by Artigue (1996), namely: with the stages of Preliminary Analysis and Conception and Priori Analysis. Through the first stage, it was possible to establish the epistemological obstacles associated with the historical construction of knowledge of metric relations in the right triangle, the obstacles to teaching and learning in the classroom, the competences provided for in normative documents for education, as well as the strategies proposed by textbooks. Through the data of this analysis, it was possible to establish as theoretical support the Theory of Conceptual Fields (TCF) and the construct of selective attention with the model of the Theory of Guided Search (TGS), for the elaboration of didactic actions that have the potential to mobilize the attentional focus and provide the development of the conceptual field of metric relationships. In the Conception and Prior Analysis stage, the five moments for the didactic sequence were outlined, with the description of their objectives and importance, in addition to predictions of expected behaviors that correspond to effective learning. Two reference matrices were elaborated for the analysis of aspects of tests based on the TGS and general aspects of the activities of the didactic sequence, which were used for the internal validation of the sequence, done through the application of a questionnaire. It was found that the proposed didactic sequence has the potential to mobilize selective attention to the development of learning metric relations in the right triangle, by proposing dynamics with different resources and different types of situations in which this concept can be used. Some articulations between Cognitive Neuroscience and Didactics of Mathematics were evidenced through the planning of didactic situations, by favoring the functioning of the brain in the learning process.
Keywords: Matemática
Ensino de matemática
Aprendizagem
Didática
Neurociência cognitiva
Aprendizagem matemática
Sequência didática
Relações métricas no triângulo retângulo
Neurociência cognitiva
Teoria dos campos conceituais
Mathematical learning
Following teaching
Metric relations in the right triangle
Cognitive neuroscience
Theory of conceptual fields
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTANA, Joalisson Bahia. Atenção seletiva e teoria dos campos conceituais: articulação para a aprendizagem da noção de relações métricas no triângulo retângulo. 2023. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18476
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOALISSON_BAHIA_SANTANA.pdf5,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.