Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18566
Document Type: | Tese |
Title: | Trajetórias de formação e prática docente nas memórias de professoras leigas do Sertão Paraíbano (1970 a 1980) |
Authors: | Alves, Rozilene Lopes de Sousa |
Issue Date: | 14-Aug-2023 |
Advisor: | Conceição, Joaquim Tavares da |
Resumo : | Os estudos sobre História da Educação Brasileira têm, significativamente, destacado a necessidade de desenvolvimento de investigações voltadas para a história e memória de professores e de instituições escolares de ensino. Sob esta ótica, a presente pesquisa tem como objeto de estudo a compreensão de como se deu a formação inicial e continuada e prática de professoras leigas que atuaram nas quatro primeiras séries do ensino de primeiro grau em escolas do Sertão Paraibano, entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Insere-se, pois, na Linha de Pesquisa História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Nesta perspectiva, o objetivo geral do trabalho é compreender, por meio de memórias de expressão oral, como se deu a formação e prática de professoras leigas que atuaram nas quatro primeiras séries do ensino de primeiro grau em escolas do Sertão Paraibano, entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Especificamente, objetiva evidenciar, a partir das narrativas das professoras colaboradoras, o porquê da escolha pela profissão docente; inventariar as instituições e percursos de formação dessas professoras para o exercício do magistério; compreender as posturas didático-pedagógicas assumidas pelas colaboradoras no exercício da docência enquanto professoras leigas e após a formação adquirida para o exercício do magistério de 1º grau. Para melhor delineamento das bases conceituais e metodológicas do trabalho foram realizadas pesquisas de dissertações e teses que abordam a história da profissão docente inscrita nas trajetórias de formação e prática de professoras leigas entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Sob esta ótica, O aporte teórico adotado tem como fundamentos principais os estudos sobre História e Memória, pautados, principalmente, nas ideias de Burke (1992), Le Goff (1998), Bosi (1994). Delineia aspectos históricos sobre a formação de professores no Brasil, com base em Guiraldelli Júnior (2006), Saviani (2009), Tanuri (2000), dentre outros estudos. Aborda a formação e atuação de professores no estado da Paraíba, a partir do embasamento de Andrade (1995), Araújo (2010), Gouveia (2019), Pinheiro (2002). A base metodológica para a coleta e análise dos dados está fundamentada na perspectiva da Pesquisa Narrativa, com especial atenção para a história oral temática proposta, principalmente, por Meihy & Seawright (2020). A fonte principal para a coleta de dados foi a narrativa oral por meio de entrevistas gravadas com as professoras colaboradoras da pesquisa e transcritas, a posteriori para as devidas análises. Outras fontes também foram utilizadas a fim de ampliar o olhar analítico, entrecruzando-se com as narrativas dos sujeitos no intuito de contextualizar os discursos, a exemplo de documentos oficiais e de acervos particulares, como fotografias e materiais de trabalho. O estudo da carreira docente, através da delimitação do estudo que aqui apresentamos, permitiu-nos compreender como se deu o percurso de formação e atuação profissional de professoras leigas do Sertão paraibano entre as décadas dos anos 70 e 80 do século XX. Constatamos que as histórias vivenciadas na educação regional e local pelas colaboradoras da presente pesquisa, quando analisadas no entrecruzamento com a história educacional brasileira, permitem refletir sobre a formação e atuação docente ao longo da história da educação brasileira. |
Abstract: | Studies on the History of Brazilian Education have significantly highlighted the need to
develop investigations focused on the history and memory of teachers and educational
institutions. From this perspective, the present research has as its object of study the
understanding of how the initial and continued training and practice of lay teachers who
worked in the first four grades of primary education in schools in the Sertão Paraibano
took place, between the 1970s and 1970s. and 80s of the 20th century. It is therefore part of
the History of Education Research Line of the Graduate Program in Education at the
Federal University of Sergipe. In this perspective, the general objective of the work is to
understand, through memories of oral expression, how the training and practice of lay
teachers who worked in the first four grades of primary education in schools in the Sertão
Paraibano took place, between the decades of 70s and 80s of the 20th century. Specifically,
it aims to show, from the narratives of collaborating teachers, the reason for choosing the
teaching profession; to inventory the institutions and training paths of these teachers for the
exercise of teaching; understand the didactic-pedagogical postures assumed by the
collaborators in the exercise of teaching as lay teachers and after the training acquired for
the exercise of teaching in the 1st grade. For a better delineation of the conceptual and
methodological bases of the work, research was carried out on dissertations and theses that
address the history of the teaching profession inscribed in the training and practice
trajectories of lay teachers between the 70's and 80's of the 20th century. From this
perspective, the theoretical framework adopted has as its main foundations studies on
History and Memory, based mainly on the ideas of Burke (1992), Le Goff (1998), Bosi
(1994). It outlines historical aspects of teacher training in Brazil, based on Guiraldelli
Júnior (2006), Saviani (2009), Tanuri (2000), among other studies. It addresses the training
and performance of teachers in the state of Paraíba, based on Andrade (1995), Araújo
(2010), Gouveia (2019), Pinheiro (2002). The methodological basis for data collection and
analysis is based on the perspective of Narrative Research, with special attention to the
thematic oral history proposed, mainly, by Meihy & Seawright (2020). The main source
for data collection was the oral narrative through recorded interviews with the teachers
who collaborated in the research and transcribed, posteriori, for the necessary analysis.
Other sources were also used in order to expand the analytical look, intersecting with the
subjects' narratives in order to contextualize the speeches, such as official documents and
private collections, such as photographs and work materials. The study of the teaching
career, through the delimitation of the study that we present here, allowed us to understand
how the formation and professional performance of lay teachers from the Sertão of Paraíba
took place between the decades of the 70s and 80s of the 20th century. We found that the
stories experienced in regional and local education by the collaborators of this research,
when analyzed in the intersection with Brazilian educational history, allow us to reflect on
teacher training and performance throughout the history of Brazilian education. Los estudios sobre la Historia de la Educación Brasileña han destacado significativamente la necesidad de desarrollar investigaciones centradas en la historia y la memoria de los docentes y de las instituciones educativas. Desde esta perspectiva, la presente investigación tiene como objeto de estudio el presente trabajo es la comprensión de cómo la formación y práctica inicial y continuada de los profesores laicos que actuaban en los primeros cuatro grados de la enseñanza primaria en las escuelas del Sertão Paraibano, entre los años 70 y años 80 del siglo XX. Por tanto, forma parte de la Línea de Investigación Historia de la Educación del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Sergipe. En esta perspectiva, el objetivo general del trabajo es comprender, a través de memorias de expresión oral, cómo se produjo la formación y la práctica de los maestros laicos que actuaban en los primeros cuatro grados de la enseñanza primaria en las escuelas del Sertão Paraibano, entre las décadas de los años 70 y 80 del siglo XX. Específicamente, pretende mostrar, a partir de las narrativas de los docentes colaboradores, el porqué de la elección de la profesión docente; inventariar las instituciones y trayectorias formativas de estos docentes para el ejercicio de la docencia; comprender las posturas didáctico-pedagógicas asumidas por los colaboradores en el ejercicio de la docencia como docentes laicos y luego de la formación adquirida para el ejercicio de la docencia en el 1er grado. Para una mejor delimitación de las bases conceptuales y metodológicas del trabajo, se realizó una investigación con los Bancos de Tesis y Disertaciones de los Programas de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB-PPGE) y la Universidad Federal de Sergipe (UFS-PPGED ) al relevamiento de disertaciones y tesis que abordan la historia de la profesión docente inscrita en las trayectorias de formación y ejercicio docente entre las décadas de 1970 y 1980. Desde esta perspectiva, el marco teórico adoptado tiene como fundamentos principales los estudios sobre Historia y Memoria, apoyándose principalmente en los estudios de Burke (1992), Le Goff (1998), Bosi (1994). Describe aspectos históricos de la formación docente en Brasil, a partir de Guiraldelli Júnior (2006), Saviani (2009), Tanuri (2000), entre otros estudios. Aborda la formación y el desempeño de los docentes en el estado de Paraíba, con base en Andrade (1995), Araújo (2010), Gouveia (2019), Pinheiro (2002). La base metodológica para la recolección y análisis de datos se basa en la perspectiva de la Investigación Narrativa, con especial atención a la historia oral temática propuesta, principalmente, por Meihy & Seawright (2020). La principal fuente de recolección de datos fue la narración oral a través de entrevistas grabadas con los docentes colaboradores en la investigación y transcritas, a posteriori, para los análisis necesarios. También se utilizaron otras fuentes para ampliar la mirada analítica, cruzando con las narrativas de los sujetos para contextualizar los discursos, como documentos oficiales y colecciones privadas, como fotografías y materiales de trabajo. El estudio de la carrera docente, a través de la delimitación del estudio que presentamos aquí, permitió comprender cómo se produjo la formación y actuación profesional de los profesores laicos del Sertão de Paraíba entre las décadas de los años 70 y 80 del siglo XX. . Encontramos que los relatos vividos en la educación regional y local por los colaboradores de esta investigación, cuando analizados en la intersección con la historia educativa brasileña, permiten reflexionar sobre la formación y actuación docente a lo largo de la historia de la educación brasileña. |
Keywords: | História da educação Paraíba Formação de professores Prática de ensino Professores na Paraíba História oral Formação e prática docente Professoras leigas Sertão paraibano History of education Teaching training and practice Lay teachers Historia de la educación Formación y práctica docente Maestros laicos |
Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. Trajetórias de formação e prática docente nas memórias de professoras leigas do Sertão Paraíbano (1970 a 1980). 2023. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18566 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROZILENE_LOPES_SOUSA_ALVES.pdf | 11,28 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.