Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18572
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Batman & Robin cuirs no cinema brasileiro : o camp, o artifício e a afetação em “Batguano” (2014)
Autor : Nobre, Lusergio Matos
Fecha de publicación : 4-may-2023
Director(a): Santos, Claudiene
Resumen: O longa-metragem paraibano “Batguano” (2014), de Tavinho Teixeira, apresenta pela primeira vez em uma obra fílmica, a versão cuir da dupla Batman e Robin, super-heróis dos quadrinhos que se tornaram populares no século XX que, agora, formam um casal e, envelhecidos e decadentes, enfrentam uma epidemia mortal. Pretende-se investigar, de forma interdisciplinar, a representação fílmica desses super-heróis, como sujeitos cuirs a partir da utilização da categoria camp e suas evidentes marcas de artifício e exagero e dos estudos de sexo-gênero pósestruturalistas. Dessa maneira, objetiva-se analisar elementos estéticos e narrativos que apontam: (i) a utilização da sensibilidade camp na direção de arte e na mise-en-scène, (ii) os dispositivos, (iii) os recursos metalinguísticos e a (iv) teatralidade performática, categorias que reforçam a classificação do filme enquanto cinema cuir, assim como, refletir sobre o envelhecimento dos super-heróis enquanto lugar distópico, a partir da interseção da idade com as categorias de gênero e sexualidade. Por fim, apontamos que o filme de Tavinho é uma obra cuir, em razão de ter uma sensibilidade estética singular, uma cinematografia que subverte expectativas, representa a diversidade e desconstrói estereótipos ligados aos homens gays envelhecidos.
Resumen : The feature film from Paraíba “Batguano” (2014), by Tavinho Teixeira, presents for the first time in a filmic work, the queer version of the duo Batman and Robin, comic book superheroes who became popular in the 20th century and who, now, they form a couple and, aged and decadent, face a deadly epidemic. It is intended to investigate, in an interdisciplinary way, the filmic representation of these superheroes, as subjects queers from the use of the category camp and its evident marks of artifice and exaggeration and from post-structuralist sex-gender studies. In this way, the objective is to analyze aesthetic and narrative elements that point to: (i) the use of camp sensibility in art direction and in the mise-en-scène, (ii) the devices, (iii) the metalinguistic resources and the (iv) performative theatricality, categories that reinforce the classification of the film as a queer cinema”, as well as reflect on the aging of superheroes as a dystopian place, from the intersection of age with the categories of gender and sexuality. Finally, we point out that Tavinho's film is a queer work, due to its unique aesthetic sensitivity, a cinematography that subverts expectations, represents diversity and deconstructs stereotypes linked to aging gay men.
Palabras clave : Cinema
Homossexualidade
Filmes de super-heróis
Distopia
Batguano (Filme)
Cinema queer
Sensibilidade camp
Metalinguagem
Envelhecimento
Queer cinema
Camp sensitivity
Metalanguage
Aging
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citación : NOBRE, Lusergio Matos. Batman & Robin cuirs no cinema brasileiro : o camp, o artifício e a afetação em “Batguano” (2014). 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18572
Aparece en las colecciones: Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LUSERGIO_MATOS_NOBRE.pdf1,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.