Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18594
Tipo de Documento: Monografia
Título : Mídias digitais informativas de fãs para fãs : um estudo exploratório a partir do caso da revista Koreain
Autor : Barros, Larissa dos Santos
Fecha de publicación : 2022
Director(a): Hansen, Messiluce Da Rocha
Resumen: Este estudo exploratório tem como objetivo principal identificar e descrever as características da revista digital KoreaIn no contexto da nova ecologia das mídias e da cultura participativa. Para isso, baseando-se numa revisão da literatura, foi realizada uma análise da revista a partir da identificação dos valores-notícia mais recorrentes, de seu modelo de financiamento e dos padrões de interatividade com o público. Procurou-se desta forma obter informação sobre as características editoriais da revista. Os resultados apontam para uma mídia informativa, que embora apresente elementos do jornalismo cultural de nicho e de entretenimento, como conteúdos informativos de interesse do público da revista, mantém de forma significativa as características típicas dos fandoms, ou seja, de conteúdos produzidos por fãs para fãs, a exemplo do uso de siglas e termos para identificar as celebridades, além de conteúdos opinativos produzidos sem análise crítica, mas baseada nas reações pessoais.
Resumen : This exploratory study aims to identify and describe the characteristics of the digital magazine KoreaIn in the context of the new media ecology and participatory culture. For this, based on a literature review, an analysis of the magazine was carried out from the identification of the most recurrent news values, its financing model and the patterns of interactivity with the public. In this way, we sought to obtain information about the editorial characteristics of the journal. The results point to an informative media, which, although it presents elements of niche cultural journalism and entertainment, such as informative content of interest to the magazine's audience, significantly maintains the typical characteristics of fandoms, that is, content produced by fans for fans, such as the use of acronyms and terms to identify celebrities, in addition to opinionated content produced without critical analysis, but based on personal reactions.
Palabras clave : Jornalismo
Ensino superior (UFS)
Mídia digital
Jornalismo cultural
Fandom de K-pop
Cultura da convergência
Fan culture
Participatory culture
Cultural journalism
K-pop fandom
Convergence culture
Área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO)
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – São Cristóvão – Presencial
Citación : BARROS, Larissa dos Santos. Mídias digitais informativas de fãs para fãs : um estudo exploratório a partir do caso da revista Koreain. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Jornalismo) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18594
Aparece en las colecciones: Comunicação Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Larissa_Santos_Barros.pdf2,77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.