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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18606
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Impactos do ensino remoto emergencial na educação infantil sob a perspectiva de professoras de uma escola particular do estado de Sergipe |
Autor : | Bispo, Micaeli Medeiros |
Fecha de publicación : | 30-oct-2022 |
Director(a): | Santos, Elaine Maria |
Resumen: | O presente artigo documenta os impactos e consequências que surgiram durante a pandemia de COVID-19 após a aplicação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na educação infantil, fase que tem como principais eixos estruturantes da prática pedagógica as brincadeiras e interações. A pesquisa tem caráter exploratório e coletou dados por meio de um questionário online a respeito da perspectiva dos professores e assistentes educacionais de uma instituição de ensino particular de Sergipe em relação à experiência remota e o retorno ao ensino presencial com essa faixa etária. Foi possível analisar os planos de apoio e capacitação postos em prática pela instituição, as estratégias desenvolvidas pelas professoras para lidar com as limitações impostas pelo ERE e as dificuldades e consequências enfrentadas pelas professoras durante e após a realização do ERE. Constatou-se que esse formato trouxe diversas transformações e adaptações na forma de ensinar, sobretudo acerca das tecnologias digitais, e possibilitou a continuidade do ensino e a manutenção dos vínculos estabelecidos pelas crianças no ambiente escolar. Porém, essa prática exige estudos específicos, a fim de evitar problemas semelhantes aos identificados neste trabalho, como os riscos à saúde pública, adoecimento da classe docente e contribuição para a manutenção da desigualdade social. |
Resumen : | This paper documents the impacts and consequences that emerged during the COVID-19 pandemic with the implementation of Emergency Remote Teaching (ERT) in early childhood education, an age group that has playing and interacting as the main part of the pedagogical practice. This research collected data through an online questionnaire about the perspective of teachers and teacher assistants from a private school in Sergipe about their experience in ERT and the return to face-to-face teaching. It was possible to analyze the types of training and support provided by the school, the strategies developed by teachers to deal with the limitations imposed by ERT and the difficulties and consequences faced by the teachers during and after ERT. It was found that this format brought several transformations and adaptations in the way of teaching, especially when it comes to digital technologies, and enabled the continuity of teaching and the maintenance of the bonds between children and their school environment. However, this practice requires specific studies so that problems like the ones found in this work can be avoided, such as risks to public health, illness of the teachers and contribution to social inequality. |
Palabras clave : | Letras português-inglês Ensino superior (UFS) Ensino remoto Pandemia (Covid-19) Educação infantil Remote teaching Educação a distância (EaD) Children ducation |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | BISPO, Micaeli Medeiros. Impactos do Ensino Remoto Emergencial na educação infantil sob a perspectiva de professoras de uma escola particular do estado de Sergipe. São Cristóvão, 2022. Monografia (licenciatura em Letras Português - Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18606 |
Aparece en las colecciones: | Letras |
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