Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18645
Document Type: Dissertação
Title: Das imagens às palavras: a relevância do contexto para o processo de construção de sentidos, através da inter-relação das linguagens verbal e visual, no conto “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry
Authors: Santos, Claudeney Rocha
Issue Date: 31-Aug-2023
Advisor: Almeida, Laura Camila Braz de
Resumo : Formar leitores proficientes tem sido o grande desafio dos professores perante o rápido avanço da tecnologia e da informação que, constantemente, proporciona aos alunos um contato com textos construídos utilizando variados recursos semióticos nas mais diversas práticas sociais. Diante desse contexto, centrado numa concepção interativa e reflexiva da leitura, este trabalho tem como objetivo sugerir uma proposta de intervenção para o aprimoramento da compreensão leitora de textos literários a partir da relevância do contexto para a inter-relação das linguagens verbal e visual no processo de construção de sentidos no conto O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, na perspectiva do letramento literário. Para tanto, dentre as teorias de abordagens teórico-metodológicas, adotou-se para este estudo a pesquisa bibliográfica baseada em Lakatos; Marconi (2001) e a pesquisa-ação qualitativa fundamentada em Thiollent (1985), tendo como campo empírico o Colégio Estadual Nações Unidas, no município de AquidabãSE. Para a coleta de dados, optou-se por um questionário de sondagem do perfil de leitores no Google Forms e um questionário escrito sobre a análise da inter-relação dos códigos imagéticos e verbal no conto “O beijo da palavrinha”, de Mia Couto, visto que propomos uma sequência didática baseada nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Cosson (2021) com o conto O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry (1943). Como aparato teórico também buscamos subsídios relativos a concepções e estratégias de leitura e compreensão leitora (PCNs, 1997; LDBEN 1996; BNCC 2017; BNCC 2018; KOCH & ELIAS, 2021; LEFFA, 1996; MARCUSCHI, 2008; KLEIMAN, 2004; SOLÉ, 1998), a concepções de letramento (SOARES, 2006; KLEIMAN, 1995; STREET, 1994), ao direito e escolarização adequada da literatura (ISER, 1999; COMPANHON, 2003; SOARES, 2006), ao letramento literário (COSSON, 2021), ao multiletramento (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996; ROJO, 2012; ROJO, 2013), multimodalidade (KRESS E van LEEUWEN, 2006) com a finalidade de perceber o potencial da linguagem visual na construção de sentido no processo de compreensão leitora.
Abstract: Training proficient readers has been the great challenge for teachers in the face of the rapid advancement of technology and information, which constantly provides students with contact with texts constructed using varied semiotic resources in the most diverse social practices. Given this context, centered on an interactive and reflective conception of reading, this work aims to suggest a proposal for intervention to improve reading comprehension of literary texts based on the relevance of the context for the interrelationship of verbal and visual languages in the process of meaning construction in the short story The Little Prince, by Antoine de SaintExupéry, from the perspective of literary literacy. To this end, among the theoreticalmethodological approaches, bibliographic research based on Lakatos was adopted for this study; Marconi (2001) and qualitative action research based on Thiollent (1985), having as empirical field the Nações Unidas State School, in Aquidabã-SE city. For data collection, we chose a questionnaire to survey the reader profile on Google Forms and a written questionnaire on the analysis of the interrelationship of image and verbal codes in the short story “O kiss of little word”, by Mia Couto, since we propose a didactic sequence based on the theoretical assumptions of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Cosson (2021) with the short story The Little Prince, by Antoine de Saint-Exupéry (1943). As a theoretical apparatus, we also seek subsidies related to conceptions and strategies of reading and reading comprehension (PCNs, 1997; LDBEN 1996; BNCC 2017; BNCC 2018; KOCH & ELIAS, 2021; LEFFA, 1996; MARCUSCHI, 2008; KLEIMAN, 2004; SOLÉ, 1998), concepts of literacy (SOARES, 2006; KLEIMAN, 1995; STREET, 1994), the law and adequate schooling of literature (ISER, 1999; COMPANHON, 2003; SOARES, 2006), literary literacy (COSSON, 2021) , multiliteracy (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996; ROJO, 2012; ROJO, 2013), multimodality (KRESS AND van LEEUWEN, 2006) with the purpose of realizing the potential of visual language in the construction of meaning in the process of reading comprehension.
Keywords: Literatura
Leitura
Linguagens formais
Linguagem e línguas
Compreensão leitora
Linguagens verbal e visual
Letramento literário
O pequeno Príncipe
Antoine de Saint-Exupéry
Reading comprehension
Verbal and visual languages
Literary literacy
The little Prince
Antoine de Saint-Exupéry
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: SANTOS, Claudeney Rocha. Das imagens às palavras: a relevância do contexto para o processo de construção de sentidos, através da inter-relação das linguagens verbal e visual, no conto “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18645
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDENEY_ROCHA_SANTOS.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
CLAUDENEY ROCHA SANTOS-Caderno.pdf7,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.