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Tipo de Documento: Monografia
Título: O uso do e-commerce por negócios informais na pandemia : um estudo de caso sobre o comércio de roupas femininas no município de Aracaju
Autor(es): Nascimento, Rosângela Faria do
Data do documento: 9-Mai-2023
Orientador: Silva, Adriano Santos Rocha
Resumo: O presente estudo como objetivo geral analisar como tem sido o uso do e-commerce por negócios informais de roupas femininas em Aracaju no período da pandemia. Enquanto objetivos específicos tem-se: a) Caracterizar o perfil dos negócios informais de roupas femininas em Aracaju; b) Conhecer o processo de adoção do ecommerce pelos negócios pesquisados; c) Averiguar as mudanças ocorridas nos negócios informais após a adoção do e-commerce; d) Analisar as vantagens e as adversidades ocorridas no processo de adoção do e-commerce pelos negócios informais. Metodologicamente, se baseou em um estudo de caso múltiplo, com abordagem descritivo-exploratório, de caráter qualitativo. Para tal, aplicado um roteiro de entrevista estruturado e aplicação aos entrevistados se deu de forma online, via e-mail, no período compreendido entre os dias 15 e 25 de fevereiro 2023, os dados foram transcritos e apresentados para confirmação da autenticidade das informações, seguida da descrição detalhada das evidências coletadas no roteiro de entrevistas e os dados foram confrontados com a literatura pertinente, pois torna-se mais claro compreender o comportamento e visões diferentes sobre o mesmo assunto. Os resultados revelaram que a pandemia da COVID-19 impactou os negócios informais de modo multidimensional: vendas, atendimento ao cliente, o cotidiano das vendas, o comportamento dos clientes, os aspectos emocionais, econômicos e sociais. Os empreendedores dos negócios informais entrevistados disseram que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia e transição do comércio tradicional para o e-commerce, por meio do auxílio das redes sociais e a parcerias (plataformas, sites) voltadas para o comércio virtual, conseguiram superar os desafios e comercializar seus produtos. Assim, conclui-se que os negócios informais não só apresentaram condições de operacionalização durante a pandemia da COVID-19, como os empreendedores dos negócios informais têm se adaptado à realidade atual, seguiram os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, buscaram adotar o e-commerce para tentar se manter no mercado, e, assim, obtiveram novas formas de vendas, de entrega, pagamento, disponibilidade dos produtos e a flexibilidade dos horários com o negócio, reduzindo, assim, os impactos econômicos e sociais causados pela pandemia do COVID-19 nos seus negócios.
Abstract: The present study, with the general objective of analyzing how the use of ecommerce has been by informal women's clothing businesses in Aracaju during the pandemic period. While specific objectives are: a) Characterize the profile of informal businesses of women's clothing in Aracaju; b) Knowing the e-commerce adoption process by the businesses surveyed; c) Investigate the changes that occurred in informal businesses after the adoption of e-commerce; d) Analyze the advantages and adversities that occurred in the process of adopting e-commerce by informal businesses. Methodologically, it was based on a multiple case study, with a descriptive-exploratory approach, of a qualitative nature. To this end, a structured interview script was applied and applied to the interviewees online, via email, in the period between February 15th and 25th, 2023, the data were transcribed and presented to confirm the authenticity of the information, followed by a detailed description of the evidence collected in the interview script and the data were confronted with the relevant literature, as it becomes clearer to understand the behavior and different views on the same subject. The results revealed that the COVID-19 pandemic impacted informal businesses in a multidimensional way: sales, customer service, daily sales, customer behavior, emotional, economic and social aspects. The informal business entrepreneurs interviewed said that, despite the difficulties imposed by the pandemic and the transition from traditional commerce to e-commerce, through the help of social networks and partnerships (platforms, websites) aimed at virtual commerce, they managed to overcome the challenges and market their products. Thus, it is concluded that informal businesses not only presented operational conditions during the COVID-19 pandemic, but informal business entrepreneurs have adapted to the current reality, followed the protocols established by the health authorities, sought to adopt the e-mail commerce to try to stay in the market, and thus obtained new forms of sales, delivery, payment, product availability and the flexibility of working hours with the business, thus reducing the economic and social impacts caused by the COVID-19 pandemic. 19 in your business.
Palavras-chave: Administração
Ensino superior (UFS)
Negócios informais
Pandemia (Covid-19)
Redes sociais
Informal business
Pandemic (Covid-19)
E-commerce
Social media
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citação: NASCIMENTO, Rosângela Faria do. O uso do e-commerce por negócios informais na pandemia : um estudo de caso sobre o comércio de roupas femininas no município de Aracaju. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18669
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