Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18675
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | O jogo tradicional como forma de entendimento do sujeito social: estabelecendo relações para manutenção do afeto |
Autor : | Lima, Adriana Gomes |
Fecha de publicación : | 26-abr-2022 |
Director(a): | Hernandes, Raphaela Schiassi |
Resumen: | Na sociedade contemporânea o brincar possivelmente tem sido deslocado para espaço/tempo mais restrito, alcançando o jogo da hiper conexão tecnológica. Essa realidade, talvez, venha influenciando na formação humana, alimentando novas formas de relações sociais. O objetivo desta pesquisa é investigar as brincadeiras tradicionais em um recorte histórico, problematizando as relações construídas nos encontros do jogo em espaço/tempo livre da infância a partir de dois grupos: docentes (nascidos entre as décadas de 1960 e 1980) e discentes (nascidos entre os anos de 1990 e 2000), e, entender como estes dois grupos de sujeitos de momentos históricos distintos compreendem as brincadeiras para sua formação humana mediante a memória afetiva individual que será estimulada por meio da troca com a memória coletiva. A metodologia é de natureza qualitativa do tipo descritiva. Para a técnica de coleta de dados, construímos a partir de um tripé de amparo: 1 – Atenção e integração; 2 – Aproximação entre sujeitos e 3 – Abertura e disposição ao outro. Estes, por sua vez, sustentam os três instrumentos de coleta de dados utilizados, sendo o GRUPO FOCAL que abre espaço para compreensão social dos sujeitos envolvidos sobre o tema em questão, colocando-os a dialogarem por perspectivas de gerações distintas através da CONVERSA, possibilitando a AUTONARRATIVA. Como técnica de análise de dados utilizou-se da ANÁLISE TEMATICA de modo a organizar os resultados e discussões por tópicos, se utilizando das falas expostas à medida que iam acessando suas memórias e colocando as suas histórias do brincar uns aos outros, desta forma, as lembranças foram sendo estimuladas na possibilidade de criar um ambiente comum de troca sociocultural. Percebeu-se que há um processo transitório geracional, no que diz respeito às formas e lugares do brincar nesses últimos 60 anos, mas que hoje o brincar vem sofrendo maior intervenção de agentes externos que intervém e acabam por deslocá-lo para um espaço/tempo ainda mais restrito de relações. Nesta imersão atual consideramos que esse brincar vem gerando outros movimentos na formação humana, devido ao processo acelerado de transformação tecnológica que vem dominando o espaço/tempo do jogo e, por certo, agindo na construção de relações superficiais, por não ter o tempo de parada, de escuta e nem de troca, consequentemente, um dos grandes problemas a ser enfrentado no futuro quanto à formação do sujeito. |
Resumen : | In contemporary society, it has possibly moved/time more restricted, reaching the game of technological hyper connection. This reality, perhaps, will influence human formation, feeding new forms of social relations. The purpose of this research is to investigate how they are traditional in a historical history, problematizing how objective relationships are constructed in the encounters of the game in childhood/free time from two groups: teachers between the 1960s and 1980s) and students (born). between the memory years of 19 and 2009 formation and, as these groups of groups of distinct moments of memory and formation 2009, will be through an individual who stimulated through the exchange with the collective memory. The methodology is qualitative and descriptive in nature. For the data collection technique, we built from a support tripod: 1 – Attention and integration; 2 – Approach between subjects and 3 – Openness and provision to the other. These, in turn, support the data instruments used, with the FOCAL GRU involved in the space for the social understanding of the two, bringing them a dialogue in perspectives of different generations through CONVERSA, allowing SELF-NARRATIVE. As an analysis technique to use the THEMATIC ANALYSIS in order to organize the results and the discussions by data, to use the exposed speeches as they access their memories and that include their stories of playing with each other, in this measure, as memories were being stimulated in the possibility of creating a common environment of sociocultural exchange. It was noticed that there is a transitional generational process, with regard to the forms and places of playing in the last 60 years, but that today playing has been occurring more intervention of external agents that intervene and end up displacing it to a space/time. even more restricted relationships. In this attempt to create technological movements that will generate other movements that will create the right process of human transformation, they will develop the right process of human transformation, in the construction of real times, for not having other training times. listening or exchanging, consequently, not being a future of big problems to the formation of the problem. |
Palabras clave : | Cultura popular Jogos em grupo Afeto (Psicologia) Brincadeiras Sociedade Contemporânea Relações Sociais Jogos Tradicionais Contemporary Society Social Relationships Traditional Games |
Área CNPQ: | OUTROS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares |
Citación : | LIMA, Adriana Gomes. O jogo tradicional como forma de entendimento do sujeito social: estabelecendo relações para manutenção do afeto. 2022. 173 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18675 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Culturas Populares |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA_GOMES_LIMA.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.