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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18692
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | O desenvolvimento profissional dos professores de escolas da rede pública estadual do município São Cristóvão/SE |
Autor(es): | Santos, Claúdia Patrícia Melo Marinho |
Data do documento: | 31-Jul-2023 |
Orientador: | Santos, Luiz Anselmo Menezes |
Resumo: | O processo de formação de professores é complexo e cercado de nuances que precisam de reflexão e análise investigativa. Neste campo da formação, muitas pesquisas têm aprofundado as discussões sobre o estudo do Desenvolvimento Profissional de Professores. O objetivo geral dessa pesquisa foi investigar os fatores que influenciam o desenvolvimento profissional docente da rede pública de ensino do município de São Cristóvão, a partir das dimensões organizacionais e pessoais do docente. A pesquisa é de natureza qualitativa e quanto aos objetivos é definida como uma pesquisa descritiva. Para a coleta dos dados, foram aplicadas as ferramentas questionário, para reconhecimento do perfil dos participantes da pesquisa, e o que expressam sobre o seu desenvolvimento profissional; e entrevista, com as coordenadoras da escola. A análise de dados se constituiu referenciada pela Análise de Conteúdo, com tratamento e categorização das informações obtidas. Os participantes da pesquisa foram os professores do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos do município de São Cristóvão/SE, especificamente da região do bairro Rosa Elze, compondo um total de seis escolas. Os resultados obtidos indicam que os fatores organizacionais que mais influenciam o desenvolvimento profissional docente são a baixa oferta ou a ausência de cursos de formação nas áreas de interesses dos professores, as condições físicas e de acesso aos cursos oferecidos e a qualidade da formação continuada e de seus formadores. Na dimensão pessoal, as maiores influências ao desenvolvimento profissional estão relacionadas à questão familiar, tempo para se dedicar às formações e motivação para imbricar-se em processos de desenvolvimento. Essa pesquisa traz contribuições ao campo da formação docente, ao sistema educacional estadual sergipano e demais sistemas educacionais, pois pode tornar-se parâmetro para futuras pesquisas. |
Abstract: | The teacher training process is complex and full of nuances that require reflection and investigative analysis. In this field of teacher training, many studies have deepened discussions on the study of teacher professional development. The general objective of this research was to investigate the factors that influence the professional development of teachers in the public school system in the municipality of São Cristóvão, based on the organizational and personal dimensions of the teacher. The research is qualitative in nature and in terms of its objectives it is defined as descriptive research. To collect the data, a questionnaire was used to identify the profile of the research participants and what they said about their professional development, and an interview was conducted with the school coordinators. Data analysis was based on content analysis, with the information obtained being treated and categorized. The participants in the research were elementary school, high school and youth and adult education teachers from the municipality of São Cristóvão/SE, specifically from the Rosa Elze neighborhood, comprising a total of six schools. The results obtained indicate that the organizational factors that most influence teachers' professional development are the low supply or absence of training courses in teachers' areas of interest, the physical conditions and access to the courses on offer and the quality of the continuing training and their trainers. In the personal dimension, the greatest influences on professional development are related to family issues, time to dedicate to training and motivation to get involved in development processes. This research contributes to the field of teacher training, the state education system in Sergipe and other education systems, as it could become a parameter for future research. |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe Professores - formação - São Cristóvão/SE Educação e Estado Pesquisa educacional Formação continuada Desenvolvimento profissional Docência Profissão Continuing training Professional Development teaching Profession |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Cláudia Patrícia Melo Marinho. O desenvolvimento profissional dos professores de escolas da rede pública estadual do município São Cristóvão/SE. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18692 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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