Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18699
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Gêneros jornalísticos e letramentos midiáticos nas séries iniciais : uma experiência em uma escola pública de Aracaju/SE
Autor : Silva, Anneli Rodrigues
Fecha de publicación : 24-jul-2023
Director(a): Mezzaroba, Cristiano
Resumen: A presente pesquisa de dissertação teve como objetivo compreender a relevância dos gêneros jornalísticos como recurso didático para o letramento midiático dos alunos do Ensino Fundamental em uma escola Pública de Aracaju/ SE, tendo em vista que os gêneros textuais da esfera jornalística, por apresentarem um importante papel no processo de leitura e escrita, trazem consigo um destaque para seu uso como recurso didático. Procurou-se verificar como os gêneros jornalísticos são utilizados e de que forma estão presentes no cotidiano escolar, de modo a contribuir no processo de letramento e multiletramentos, os quais contribuirão, de forma significativa, para formar o ato comunicativo. A metodologia consistiu em uma pesquisa de campo do tipo pesquisa-ação de abordagem qualitativa, em que foram aplicados questionários aos alunos e entrevistas com professores, visando recolher uma amostra do conhecimento, atitudes e comportamentos dos participantes, ou seja, ter um delineamento da pesquisa. Além disso, foram realizadas oficinas, por meio de atividades, utilizando o uso de jornais impressos, revistas e o uso da plataforma digital, a fim que houvesse uma relação entre a teoria e a prática, e como consequência o envolvimento entre pesquisador e participante. Os dados coletados foram interpretados a partir da fundamentação teórica, triangulando com os dados obtidos a partir de questionários, entrevistas e diário de campo analítico das oficinas realizados no decorrer do estudo. Essa pesquisa contribuirá para novos entendimentos do processo ensino-aprendizagem, especificamente, dos gêneros textuais jornalísticos, por ser um recurso midiático responsável pela difusão de conhecimentos, o qual permite infinitas situações de práticas sociais capazes de inserir o indivíduo na sociedade a partir de uma formação mais crítica, reflexiva, participativa e, principalmente, sem perder de vista as multimodalidades da linguagem – os multiletramentos.
Resumen : This dissertation research aimed to understand the relevance of news genre as a teaching resource in the media literacy of elementary school students from a public school in Aracaju/SE. We considered that journalism text genres play a relevant role in the reading and writing process and thus should be used as a teaching resource. We sought to verify how journalism genres are used and how they are found in the school routine, so that they can contribute to literacy and multiliteracy processes, which undoubtedly promote the communication act. The methodology chosen was a qualitative action-research field study, which included questionnaires applied to the students and interviews with teachers. These tools aimed to collect a sample of the participants’ knowledge, attitudes, and behaviors, that is, to obtain the research design. In addition, workshops were carried out, by developing activities with the use of printed newspapers, magazines, and digital platforms, to promote a relation between theory and practice and consequent rapport between researcher and participants. The data collected was interpreted based on the theoretical background, with triangulation of the data obtained from the questionnaires, interviews, and the analytical field diary of the workshops held throughout the study. This research shall contribute to new understandings of the teaching-learning process, more specifically, the journalism genre. This genre constitutes a media resource that enables the dissemination of knowledge allowing the analysis of endless social practice situations able to insert the individuals in society from a more critical, reflexive, and participant education. Moreover, it promotes the work with different types of language, that is, multiliteracy.
Palabras clave : Educação - estudo e ensino
Letramento
Ensino – meios auxiliares
Jornalismo e educação
Ensino fundamental – Aracaju (SE)
Estratégias de aprendizagem
Letramento midiático
Gêneros jornalísticos
Recursos didáticos
Multiletramentos
Media literacy
Elementary school
Media Resources
Multiliteracy
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : SILVA, Anneli Rodrigues. Gêneros jornalísticos e letramentos midiáticos nas séries iniciais : uma experiência em uma escola pública de Aracaju/SE. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18699
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANNELI_RODRIGUES_SILVA.pdf2,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.