Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18702
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Competência leitora, fábula e produção de sentido: uma proposta para o ensino fundamental |
Autor(es): | Albuquerque, Brígida de Campos Lima |
Data do documento: | 30-Ago-2023 |
Orientador: | Silva, Leilane Ramos da |
Resumo: | Presente no cotidiano do aluno desde cedo, a leitura constitui, ao lado da escrita e da análise linguística, uma habilidade fundamental à proficiência das habilidades de uso da língua. Sabese, entretanto, que lidar com a competência leitora representa um desafio para os professores de língua portuguesa, para os quais, por muitas vezes, recai a responsabilidade de apresentar bons resultados em exames de avaliação em larga escala. A par desse cenário e dado o gosto discente por narrativas, especialmente as que se vinculam diretamente com temas transversais, este relatório apresenta as diretrizes teórico-metodológicas ligadas à criaçãoe à aplicação de um Caderno Pedagógico centrado no gênero fábula, desenvolvido junto à turma da 4ª fase do Programa Sergipe na Idade Certa – ProSic, constituída de alunos do 8º e 9º anos do Colégio Maynard Gomes, em Porto da Folha -SE. Teoricamente, ganharam destaque: i) Marcuschi (2008), para quem a compreensão vai além de uma atividade linguística e/ou cognitiva; ii) Smolka (1995), que define e apresenta o percurso histórico do gênero fábula; iii) Ferrarezi e Carvalho (2017), os quais pontuam a necessidade de um trabalho com texto, entre outros pesquisadores preocupados com o desenvolvimento de propostas de ensino que tenham em mente o despertar da consciência crítica dos alunos. Metodologicamente, o Caderno traz uma sequência didática com foco na leitura, que toma como referência o modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e sugere seis módulos, ao tempo em que endossa a estruturação disposta em Azevedo e Freitag (2020), as quais realçam tipos de práticas pedagógicas leitoras desenvolvidas na unidade do Profletras -UFS/São Cristóvão. Os resultados confirmaram o envolvimento do aluno com a discussão de temas transversais – como ética e cidadania e respeito às diferenças – a partir da leitura do gênero fábula e da identificação das características que lhe são correlatas, tal como a organização da sequência dos fatos e as marcas gráficas constitutivas do texto narrativo. A pesquisa desenvolvida também levou os alunos a manifestarem interesse pela leitura de outros gêneros textuais, como contos, anedotas, história em quadrinhos, e outros. |
Abstract: | Present in students' daily lives from na early age, reading is, alongside writing and linguistic analysis, a fundamental skill for proficiency in language use. It is known, however, that dealing with reading competence represents a challenge for Portuguese language teachers, who are often responsible for achieving good results in large-scale assessment exams. Given this scenario and the students' fondness for narratives, especially those directly linked to cross-cutting themes, this report presents the theoretical and methodological guidelines linked to the creation and application of a Pedagogical Notebook centered on the fable genre, developed with the 4th phase class of the Sergipe na Idade Certa Program - ProSic, made up of 8th and 9th grade students from Colégio Maynard Gomes, in Porto da Folha -SE. Theoretically, the following were highlighted: i) Marcuschi (2008), for whom comprehension goes beyond a linguistic and/or cognitive activity; ii) Smolka (1995), who defines and presents the historical path of the fable genre; iii) Ferrarezi and Carvalho (2017), who point out the need to work with text, among other researchers concerned with developing teaching proposals that have in mind the awakening of students' critical awareness. Methodologically, the notebook contains a didactic sequence focusing on reading, which takes Dolz, Noverraz and Schneuwly's (2004) model as a reference and suggests six modules, while endorsing the structure laid out in Azevedo and Freitag (2020), which highlight the types of pedagogical reading practices developed in the Profletras - UFS/São Cristóvão unit. The results confirmed the students' involvement with the discussion of cross-cutting themes - such as ethics and citizenship and respect for differences – based on reading the fable genre and identifying the characteristics that correlate with it, such as the organization of the sequence of facts and the graphic marks that make up the narrative text. The research also led the students to show na interest in reading other textual genres, such as short stories, jokes, comics and others. |
Palavras-chave: | Linguagem e línguas - estudo e ensino Leitura - estudo e ensino Fábulas Leitura (ensino fundamental) Interesses na leitura Leitura Produção de sentidos Reading Fable Production of meanings |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | ALBUQUERQUE, Brígida de Campos Lima. Competência leitora, fábula e produção de sentido: uma proposta para o ensino fundamental. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18702 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRIGIDA_CAMPOS_LIMA_ALBUQUERQUE.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.