Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18718
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Práticas de leitura na formação inicial de professores e professoras de física: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
Autor : Lima, Deivesson de Sousa
Fecha de publicación : 18-feb-2020
Director(a): Dias, Alfrâncio Ferreira
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de leitura no processodeformação inicial de professores de Física, do Instituto Federal de Educação, CiênciaeTecnologia de Sergipe (IFS), Campus Lagarto, com vistas à identificação das inter-relaçõesentre o perfil leitor dos licenciandos e a formação de leitores. Partiu-se do pressupostodeque a leitura é um processo de compreensão de mundo que envolve características essenciaise singulares dos indivíduos, configurando-se como um elemento potencializador paraaformação de leitores nos cursos de licenciaturas. Percebeu-se que os espaços de formaçãoinicial docente, independente da área, são determinantes para promover aprendizagenscomsentidos e significados, bem como a apropriação de conhecimentos e saberes disciplinaresecurriculares, reforçando-se, dentre eles, a leitura e suas práticas. Tratou-se deumainvestigação teórico-empírica, de natureza qualitativa, Os sujeitos foramos estudantesmatriculados no período letivo 2019.2, nas disciplinas do Eixo Pedagógico doCursodeLicenciatura em Física do IFS, que tiveram o ingresso pelo Sistema de SeleçãoUnificada(SISU), e participaram do Projeto ‘Letramento Acadêmico Reflexivo: trabalhandofala,leitura e escrita na língua do universitário’. Colaboraram como referentes para as discussõesKoch e Elias (2008), Kleiman (1989; 2001), Cagliari (2003), dados da revista RetratosdaLeitura no Brasil (2003; 2008; 2012; 2016), Silva e Silva (2016), Vasconcellos (2011),André (2001), Anastasiou (2005), Konder (2008), Barros e Gasparin (2012), LakatoseMarconi (2011), Prodanov e Freitas (2013), Vergara (2013), Ludwuig (2014), IFS(2014,2015, 2017), Brasil (1996; 1998; 2002; 2014; 2019), Moraes e Galiazzi (2006; 2007; 2011;2016) dentre outros autores. Quanto aos instrumentos, foram utilizados questionários(online), atividades formativas de leitura e produção de memorial reflexivo. Comasinformações coletadas, trabalhadas à luz da análise textual discursiva, considerandoasfasesde desconstrução/unitarização, categorização e construção do metatexto, foramidentificadastrês categorias emergentes de leitores: leitor formado, leitor semi-formado e leitor emformação, concluindo-se com a necessidade de fomento de ações que corroboremparaamelhoria da leitura e suas consecuções, nas instituições formadoras.
Resumen : This research has as general objective to analyze the reading practices intheinitialformation process of Physics teachers, of the Federal Institute of Education, ScienceandTechnology of Sergipe (IFS), Campus Lagarto, with a view to the identificationof theinterrelationships between the profile licensee reader and reader training. It was assumedthat reading is a process of understanding the world that involves essential andsingularcharacteristics of individuals, configuring itself as a potentializing element for the trainingofreaders in undergraduate courses. It was noticed that the spaces of initial teacher training,regardless of the area, are crucial to promote learning with meanings and senses, as well asthe appropriation of disciplinary and curricular knowledge and knowledge, reinforcing,among them, reading and its practices. It was a theoretical-empirical investigation, ofaqualitative nature, which is supported by the movement of thesis-antithesis-synthesisofthedialectic. The subjects were students enrolled in the 2019.2 academic period, in thesubjectsof the Pedagogical Axis of the Physics Degree Course at IFS, who had their admissionthrough the Unified Selection System (SISU), and participated in the Project 'ReflectiveAcademic Literacy: working speech, reading and writing in the student's language'.Collaborated as referents for the discussions Koch and Elias (2008), Kleiman (1989; 2001),Cagliari (2003), data from the magazine Retratos da Leitura no Brasil (2003; 2008; 2012;2016), Silva and Silva (2016), Vasconcellos (2011), André (2001), Anastasiou(2005),Konder (2008), Barros and Gasparin (2012), Lakatos and Marconi (2011), ProdanovandFreitas (2013), Vergara (2013), Ludwuig (2014) , IFS (2014, 2015, 2017), Brazil (1996;1998; 2002; 2014; 2019), Moraes and Galiazzi (2006; 2007; 2011; 2016) amongotherauthors. As for the instruments, questionnaires (online), formative reading activitiesandreflective memorial production were used. With the information collected, workedinthelight of the discursive textual analysis, considering the phases of deconstruction/unitarization, categorization and construction of the metatext, three emerging categoriesofreaders were identified: formed reader, semi-formed reader and reader information,concluding with the need to foster actions that corroborate for the improvement of readingand its achievements, in educational institutions.
Palabras clave : Ensino superior - Sergipe
Professores - formação - Lagarto (SE)
Leitura - estudo e ensino
Leitura (ensino superior)
Professores de física
Formação de leitores
Formação inicial de professores
Práticas de leitura
Perfil leitor
Training of readers
Initial teacher training
Reading practices
Readerprofile
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : LIMA, Deivesson de Sousa. Práticas de leitura na formação inicial de professores e professoras de física: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. 2020 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18718
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DEIVESSON_SOUSA_LIMA.pdf4,73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.