Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18726
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Rabiscos, traços, imagens: produções gráficas contemporâneas em Belém do Pará
Autor : Miranda, Augusto Moutinho
Fecha de publicación : 29-ene-2022
Director(a): Duran, Leandro Domingues
Resumen: Com a expansão cronológica da arqueologia, através principalmente dos estudos do campo do Passado Recente, novas abordagens acabaram emergindo, entre elas se destaca a arqueologia da contemporaneidade: a partir do tempo presente busca-se criar uma metodologia arqueológica para estudar a materialidade da atualidade. As produções gráficas contemporâneas fazem parte do cotidiano dos habitantes das cidades, seja uma parede grafitada com uma letra de música, uma declaração de amor, uma paisagem ribeirinha, ou mesmo um “pixo” cobrando moradia ou expressando palavras de protestos. Nesse sentido Belém, se apresenta com uma riqueza dessas atividades desenvolvidas por pessoas isoladas ou coletivos de ruas que procuram expressar suas ideias, sentimentos ou indignação, extravasando nos suportes parietais a partir dos grafites e “pixações”. Diante de tais reflexões, esta dissertação busca identificar junto aos autores das produções gráficas contemporâneas e parte da sociedade belemense a identidade dessa atividade no ambiente urbano, procurando compreender as consequências com este tipo de atividade, tentando entender as tensões sociais existentes nestes espaços. Para isso buscou-se na arqueologia da contemporaneidade e na paisagem, elementos para o desenvolvimento metodológico desta pesquisa.
Resumen : With the chronological expansion of Archeology, mainly through the studies of the field of Archeology of the Recent Past, new archaeological approaches have emerged, among them Archeology of Contemporaneity, where from the present time we seek to create an archaeological methodology to study the materiality of the present time. Contemporary graphic productions are part of the everyday life of city dwellers, whether it be a graffiti wall with a song lyric, a declaration of love, a landscape riverain, or even a "pixo" charging housing or expressing protest words. In this sense, Belém presents itself with several activities of Contemporary graphic interventions developed by isolated people or street collectives that seek to express their ideas, feelings, or indignation, spilling over into the parietal supports starting from graffiti and "pixações". Based on these reflections, this dissertation seeks toidentify with the authors of contemporary graphic productions and part of Belém society the identity of this activity in the urban environment, trying to understand the consequences with this type of activity, and the social tensions in these spaces. For this, we sought elements of Archeology of the Contemporaneity and the landscape for the methodological development of this research.
Palabras clave : Arqueologia
Amazônia
Grafitos
Arqueologia urbana
Paisagens
Archeology of the contemporaneity
Pixação
Graffiti
Landscape archaeology
Amazon
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA::ARQUEOLOGIA HISTORICA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Arqueologia
Citación : MIRANDA, Augusto Moutinho. Rabiscos, traços, imagens: produções gráficas contemporâneas em Belém do Pará. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2022.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18726
Aparece en las colecciones: Mestrado em Arqueologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AUGUSTO_MOUTINHO_MIRANDA.pdf8,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.